CI

Sistema CNA/SENAR realiza seminário sobre resiliência climática

Representantes debatem os processos inerentes às mudanças climáticas no 1º Seminário Internacional Resiliência Climática.


Representantes da iniciativa privada, pública, do terceiro setor, organismos não governamentais, agências de cooperação, além de produtores rurais e especialistas vão debater os processos inerentes às mudanças climáticas no 1º Seminário Internacional sobre Resiliência Climática e Descarbonização da Economia, que será realizado pelo Sistema CNA/SENAR nesta quarta-feira (14/09), em Brasília.

A ideia do seminário surgiu após missão do Secretário Executivo do SENAR, Daniel Carrara, e do vice presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda de Oliveira,  aos Estados Unidos, no início de março.

Em diversos encontros, entre eles com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Daniel Carrara apresentou os programas desenvolvidos pelo SENAR como foco em agricultura de baixa emissão de carbono, como o ABC Cerrado, o modelo inovador de assistência técnica da entidade, que tem foco em gestão e transferência de Tecnologia. 

"O desafio é produzir com eficiência  e sustentabilidade, com técnicas que reduzam a emissão de carbono e que  sejam adaptáveis às mudanças climáticas. E a  assistência técnica está se tornando uma formidável via de introdução dos diversos programas mundiais de redução dos riscos do aquecimento global e de combate à fome, que se dá com o aumento da produtividade e da renda dos agricultores. É o que estamos fazendo com nossa metodologia de Assistência Técnica e Gerencial", afirma Daniel Carrara.

Além dos programas ABC Cerrado e Rural Sustentável, em 2016 o SENAR também firmou sua primeira parceria com o a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), para desenvolver o projeto de Recuperação de Áreas Degradadas na Amazônia, conhecido como PRADAM. Foram realizados 11 seminários de sensibilização e  dois dias de campo para disseminação de quatro tecnologias ABC: recuperação de pastagens degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistema Plantio Direto, Florestas Plantadas e Sistemas Agroflorestais. E o SENAR também capacitou 40 profissionais que vão levar Assistência Técnica e Gerencial aos estados da região amazônica. 

O encontro surge como oportunidade para engajar o setor privado sobre a importância da assistência técnica para garantir o desenvolvimento produtivo, econômico e social do setor agropecuário.

Também é uma iniciativa que contribui para fortalecer as metas estipuladas no Acordo de Paris, primeiro marco do regime internacional do clima, aprovado durante a Conferência do Clima (COP-21) por 195 países, em dezembro de 2015. O marco prevê debates que proporcionem o desenvolvimento tecnológico e ações de mitigação, adaptação e financiamento, necessários à conservação dos recursos naturais e ao crescimento econômico.

O Seminário

O  1º Seminário Internacional sobre Resiliência Climática e Descarbonização da Economia terá palestras de especialistas brasileiros e estrangeiros em três painéis: 1 - Mudanças climáticas globais - Os próximos passos, pós Acordo de Paris;  2 - SENAR: Assistência Técnica e Gerencial; 3 - Serviço Ambiental e Oportunidades.

Acesse a programação do evento: http://bit.ly/2cldQt8

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.