Sistema da carne vai dar certificado de origem e qualidade

Agronegócio

Sistema da carne vai dar certificado de origem e qualidade

O Brasil começou a implantar o Sistema de Produção Integrada (SAPI) na cadeia de carne bovina
Por:
1 acessos

O Brasil começou a implantar o Sistema de Produção Integrada (SAPI) na cadeia de carne bovina. O sistema vai garantir certificado de qualidade e origem da carne produzida no país com o objetivo de ampliar o mercado internacional.

"O SAPI é um sistema que tem por objetivo trabalhar com princípios que garantam a segurança do alimento, isto é , produzir alimento inócuo a saúde humana, sustentabilidade ambiental e agrícola, agrega princípios da responsabilidade social, além do cumprimento dos preceitos legais das relações de trabalho", afirma o o técnico Juaquim Naka, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura.

Ele explica que o sistema permitirá um controle mais rigoroso da produção de carne, além de exigir mudanças de comportamento na cadeia do agronegócio. "Dar ao produtor uma visão atualizada do mercado mundial de alimentos, que está pedindo alimentos mais seguros para consumo humano. Ao implantar um sistema com esses paradigmas, nós teremos condições de identificar a origem do produto que estamos oferecendo. Se ocorrer algum problema ou alerta em relação à carne, é possível rastrear e recuperar todo o histórico do animal desde a origem até a etapa final de abate." .

Juaquim Naka lembra ainda que o setor produtivo de frutas já adota o Sistema de Produção Integrada. Segundo ele, a maioria dos exportadores de frutas (produtores de maçã, manga e uva, mamão,caju, melão e pêssego) participa do sistema, que propiciou economia nos custos de produção, como redução do uso de inseticidas e herbicidas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink