Sistema do Paraná será seguido em 18 estados
CI
Agronegócio

Sistema do Paraná será seguido em 18 estados

Por:

O Brasil usará o Paraná como modelo para implantar o Sistema Brasileiro Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/Poa). A decisão será formalizada na próxima reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), entre 2 e 4 de setembro, em Florianópolis (SC).

A escolha foi feita por representantes de 18 estados em agosto, que apresentaram seus sistemas. O do Paraná se destacou ao prever parcerias com a iniciativa privada e cooperativas para agilizar os serviços de inspeção de produtos de origem animal. Assessores jurídicos de cada estado elaboram um documento único a ser enviado ao Conseagri (conselho de secretários da agricultura) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para aprovação.

Com a unificação, deve ser ampliado o acesso das pequenas e médias agroindústrias ao mercado nacional. Com registro de inspeção sanitária municipal ou estadual, essas empresas podem vender sua produção para outros estados da federação em situação equivalente. Até então, o comércio interestadual só era permitido aos estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Para integrar o Sisbi/Poa, os estados devem se adequar às normas federais. Precisam de infra-estrutura administrativa e operacional, com médicos veterinários concursados. As equipes devem inspecionar a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal e desenvolver ações de prevenção, combate à fraude econômica e controle ambiental.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a pedir adesão ao Sisbi/Poa, em abril de 2008. Minas Gerais, Bahia e, mais recentemente, o Rio Grande do Sul, também pleitearam a adesão. Agora, os quatro estados aguardam auditoria e aprovação do Mapa.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.