Sistema Faeg/Senar participa de desenvolvimento do Polo de Irrigação do Vale do Rio Araguaia

Irrigação

Sistema Faeg/Senar participa de desenvolvimento do Polo de Irrigação do Vale do Rio Araguaia

Sistema Faeg/Senar/CNA participaram da Oficina de Planejamento do Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Rio Araguaia
Por:
51 acessos

O Sistema Faeg/Senar/CNA participaram, na quinta (25) e na sexta (26), da Oficina de Planejamento do Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Rio Araguaia, em Goiás, a convite da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional.

O grupo visitou propriedades rurais com sistemas de irrigação no município de Britânia e elencou as principais demandas dos produtores para promover o desenvolvimento sustentável da região.

“Os principais pontos demandados pelos produtores são energia elétrica, outorga, licenciamento ambiental e estradas para escoamento de safra”, explicou Gustavo Goretti, assessor da Comissão Nacional de Irrigação da CNA. Um grupo gestor foi criado para implantação do polo e a CNA participará dando apoio institucional em Brasília. Haverá encontros periódicos para acompanhamento das demandas dos produtores rurais.

“Foi uma reunião produtiva e de integração em prol do desenvolvimento da região com preservação ambiental e da melhoria da qualidade de vida no Brasil”, afirmou o professor José Roberto Menezes, consultor da Fazenda Santa Elisa.

Gustavo Goretti ressaltou que a iniciativa também possibilitou a aproximação com os órgãos estaduais de meio ambiente. “Os órgãos ambientais entenderam as demandas e o potencial da região e poderão agilizar a emissão das licenças e outorgas.” Segundo ele, também será feito um planejamento da necessidade de expansão da oferta de energia elétrica para os próximos 29 anos na região.

A oficina para implantação do polo no Vale do Rio Araguaia é a segunda promovida este ano. A primeira foi no Rio Grande do Sul, em fevereiro, para instalação do Polo de Agricultura Irrigada da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria.

Participaram da oficina o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) José Mário Schreiner, das comissões de Meio Ambiente e Irrigação da Federação, Fabrício Mitre e Eduardo Cabral, o presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras, o presidente da Aprova Antônio Celso, o vice-presidente da Aprosoja, Joel Ragagnin, o presidente da Enel Goiás, Abel Rochinha, além de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fundepec, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Secretaria Estadual de Agricultura, IRRIGO, Ministério do Desenvolvimento Regional, Emater e produtores rurais.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink