CI

Sistema FAMATO busca propriedades que apostam na diversificação da produção

Prêmio Sistema FAMATO em Campo vai reconhecer as propriedades que trabalham com atividades diversificadas


Prêmio Sistema FAMATO em Campo vai reconhecer as propriedades que trabalham com atividades diversificadas

O Sistema FAMATO está em busca de bons exemplos de diversificação de produção. A segunda edição do Prêmio Sistema FAMATO em Campo, que está com inscrições abertas, vai reconhecer as propriedades mato-grossenses que trabalham com atividades diversificadas, de agricultura, pecuária, floresta plantada e agroindústria. A interação entre as atividades será um diferencial. As boas práticas agropecuárias, gestão econômica e socioambiental também serão levadas em consideração.

“Este ano, o Prêmio alcança todos os modelos de produção. Queremos encontrar produtores rurais que estão tendo bons resultados por meio da utilização de técnicas diferenciadas. E isso não depende do tamanho da propriedade e nem de qual região de Mato Grosso ela está localizada”, explica o gestor do núcleo Técnico da FAMATO, Guto Zanata.

Zanata conta que a primeira edição do Prêmio, realizada no ano passado, permitiu que produtores de todas as regiões do estado apresentassem seus resultados. Segundo ele, também foi possível conhecer e divulgar pequenas, médias e grandes propriedades. “Em 2015, o nosso foco era as propriedades de pecuária de corte. Tivemos uma propriedade de 320 hectares entre as sete escolhidas como referência em Mato Grosso”.

A propriedade citada por Zanata é a Estância Bacuri, localizada em São José dos Quatro Marcos. Dentre os pontos que chamaram a atenção dos avaliadores está a lotação de 8,33 garrotes por hectare no período das águas, o equivalente a 3,75 UA/ha, enquanto a média  nas fazendas de Mato Grosso gira em torno de uma Unidade Animal por hectare (1 UA/ha). A reforma e adubação da pastagem foram essenciais para o resultado.

Dentre as propriedades já inscritas na segunda edição do Prêmio está uma que possui produção de leite e floresta em 100 hectares. Na fazenda, o sombreamento das árvores é usado para o conforto das vacas e por meio de um pastejo racional dentro da Integração Pecuária Floresta (IPF) os dejetos dos animais serve de adubação para a pastagem. “É isso que nós queremos. Exemplos simples, mas que podem servir de modelo para outros produtores. Muitas vezes para quem faz já é algo cotidiano, mas para outro produtor pode ser uma inspiração a ser seguida”, destaca Zanata.

Este ano o prêmio Sistema FAMATO em Campo conta com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), do Instituto do Algodão Social (IAS) e do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA).

Pode participar propriedades rurais localizadas exclusivamente em Mato Grosso que possuem diversificação horizontal, que é a produção de duas ou mais culturas, ou diversificação vertical, a realização de várias etapas de produção de um determinado produto.
 
As inscrições para a segunda edição do Prêmio Sistema Famato em Campo podem ser feitas pelo link: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf-iP0_S7tnW3sU9z_6DOKOKpdawIugUVWOYpzqhzp-DumY5w/viewform?c=0&w=1
 
Para mais informações, acesse o regulamento disponível em: 
http://www.sistemafamato.org.br/portal/arquivos/19092016120742.pdf

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.