Sistema natural faz plantas crescerem menos no calor

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
ESTUDO

Sistema natural faz plantas crescerem menos no calor

Estudo pode ser o começo para mais pesquisas na área
Por: -Leonardo Gottems

As plantas desenvolveram um sistema complexo que, quando exposto a ambientes extremos, como altas temperaturas, sua energia é desviada para a sobrevivência, em vez de ser usada para o crescimento. Cientistas japoneses do Instituto Nara de Ciência e Tecnologia (naist, por sua sigla em japonês) descobriram que dois fatores de transcrição, ANAC044 e ANACO85 são vitais nesse mecanismo em Arabidopsis e isso fornece pistas sobre como modular o crescimento das culturas agrícolas importante. 

Os pesquisadores descobriram que ANAC044 e ANAC085 são essenciais para o atraso do crescimento da raiz e da morte das células-tronco, mas não para o reparo do DNA. Especificamente, ANAC044 e ANAC085 foram responsáveis por impedir que o ciclo celular passasse da fase G2 para a mitose em resposta a danos no DNA. Isto implica que ANAC044 e ANAC085 servem como guardiões na progressão da fase G2 no ciclo celular sob condições de estresse abiótico. 

O estudo mostra um novo mecanismo que otimiza o crescimento de órgãos sob condições estressantes. Portanto, os pesquisadores recomendam que outros cientistas considerem o ANAC044 e o ANAC085 para aumentar a produtividade da planta. Com isso, eles afirmam que esses fatores podem fazer com que as plantas sejam muito mais fortes nos ambientes quentes, fazendo com que elas cresçam e produzam mais. 

De acordo com os cientistas responsáveis pelo estudo, a descoberta parece simples, mas tem uma grande significação dentro da comunidade dos pesquisadores, já que podem representar um ponto de partida bastante evidente para novas pesuisas. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink