Sistema permite produzir mais arroz com menos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,676 (-0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,47 (1,26%)

Imagem: Pixabay

MANEJOS

Sistema permite produzir mais arroz com menos

Sistema Intensivo de Cultivo de Arroz (SRI) trouxe bons resultados
Por: -Eliza Maliszewski
213 acessos

O produtor venezuelano Miguel Agüero é pioneiro no país a implementar um sistema inovador que permitiu melhores resultados no arroz, com menos custos. É o chamado Sistema Intensivo de Cultivo de Arroz (SRI). 

Trata-se de uma técnica que surgiu em Madagascar, nos anos 80, e permite aumentar a produtividade de arroz ao mesmo tempo em que reduz a quantidade de insumos usados no cultivo, como água, sementes e fertilizantes. Isso é possível como mudanças no manejo das plantas, solo, água e nutrientes. 

Em 2017 Miguel dedicava meio hectare de sua fazenda, localizada em Guárico, para o sistema. Hoje já são três hectares. Os bons resultados levaram o produtor a obter uma semente de qualidade que o fez até abrir uma empresa sementeira. “Meus vizinhos, pessoas interessadas na qualidade das sementes, observam como elas são tratadas, qual é a pureza dos materiais. A parcela foi uma janela para o SRI”, disse Agüero.

O SRI também foi implementado com bons resultados no Chile, Colômbia, Costa Rica, Panamá e República Dominicana. O sistema tem quatro premissas básicas: promover o estabelecimento antecipado e rápido de plantas saudáveis, reduzir a competição entre as plantas, manter os solos saudáveis, arejados e enriquecidos com matéria orgânica e melhorar o gerenciamento da água alternando solos secos e úmidos.

No processo de semeadura, é estabelecida uma distância específica entre as plantas, diminuindo a presença de plantas por metro quadrado. O sistema também se destaca pela resiliência às mudanças climáticas.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink