CI

Sistema prevê quantidade de grama que crescerá no pasto

Pesquisa vem sendo feita na Argentina


Foto: Gisele Rosso/ Embrapa

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa e Treinamento em Agricultura e Pescas da Andaluzia (IFAPA) e do Grupo de Dinâmica e Hidrologia Fluvial da Universidade de Córdoba, ambas da Argentina desenvolveram um método para calcular a quantidade de grama que as pastagens gerarão. A nova ferramenta é aplicável à gestão de um ecossistema que abrange mais de 1,2 milhão de hectares na Andaluzia, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Sustentável, mas também é pode ser utilizado em outros lugares. 

Uma das grandes vantagens deste modelo é seu baixo custo. "Somente imagens de satélite e dados meteorológicos são usados, o que fornece bons resultados na estimativa da produção de grama em um sistema complexo, o pasto", diz o pesquisador da IFAPA Pedro Gómez Giráldez, autor do estudo. 

A precisão obtida é semelhante à de culturas mais homogêneas, mesmo o procedimento diferencia o sucesso dos tratamentos de melhoramento de pastagens em escala de parcelas. Para os pesquisadores, a existência das imagens dos satélites Sentinel 2 da Agência Espacial Europeia (ESA), que desde 2015 oferecem dados agrícolas e florestais, foi fundamental ao abordar o estudo. “Ficamos motivados pelas possibilidades dos novos satélites da ESA, com um tempo de revisitação de 5 dias para o mesmo local durante sua órbita”, acrescenta o engenheiro de Montes. 

O estudo nasceu do projeto europeu Life bioDehesa, liderado pela Andaluzia com o objetivo de melhorar a conservação e a biodiversidade desse ecossistema. As previsões de crescimento da grama são definidas por especialistas na medição do gás CO2 (dióxido de carbono) que os vegetais respiram. Ou seja, eles analisam o carbono que entra e subtrai o que sai das plantas por meio de dispositivos de controle, que também medem a velocidade do vento e a presença de água. Dessa forma, eles obtêm a quantidade que é retida no vegetal para fazê-lo crescer. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.