Sistema Silvipastoril é tema de palestra do Dia de Campo Famato/Senar

Agronegócio

Sistema Silvipastoril é tema de palestra do Dia de Campo Famato/Senar

Dia de Campo apresentará um exemplo bem-sucedido de propriedade rural que utiliza a tecnologia para aumentar a produção, com qualidade e sustentabilidade
1221 acessos
Os participantes do Dia de Campo, promovido pela Famato e Senar-MT, terão a oportunidade de saber mais sobre o sistema silvipastoril. O Dia de Campo apresentará um exemplo bem-sucedido de propriedade rural que utiliza a tecnologia para aumentar a produção, com qualidade e sustentabilidade. O tema do evento, que ocorrerá dia 17 na estância Anna Sophia (a 50 km de Cuiabá), é “1 hectare pode produzir muito mais”.


A técnica silvipastoril combina plantio de árvores com produção de pastagem e criação de gado numa mesma área, manejados de forma integrada, com o objetivo de incrementar a produtividade na fazenda. “É um sistema multifuncional que permite intensificar a produção e o manejo integrado dos recursos naturais evitando a degradação das pastagens. Para que isso ocorra, é necessário harmonizar os três elementos que compõe o sistema: a pastagem, o animal e a floresta. A Famato e o Senar-MT apóiam as tecnologias sustentáveis que permitem o maior aproveitamento possível das áreas já abertas para produção. Queremos que os produtores tenham acesso às técnicas, já implementadas com sucesso, na Anna Sophia”, afirma Rui Prado, presidente do Sistema Famato.


Os produtores que adotam essa tecnologia conseguem ter benefícios econômicos e ambientais. Entre eles estão: renda adicional na propriedade sem prejuízo da atividade pecuária, diversificação econômica na fazenda e bem-estar animal por conta do semi-sombreamento das árvores. O engenheiro agrônomo, Arno Schneider, proprietário da estância Anna Sophia, acrescenta que o plantio de árvores consorciado com pastagem permite aumentar o sequestro de carbono, contribuindo para a produção sustentável.


As demais palestras serão conduzidas pelo consultor da Consupec (Consultoria e Planejamento Pecuário) e zootecnista pela FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar. Ele abordará outros dois temas importantes para os pecuaristas: adubação de pastagem e boi de ciclo curto.


Para participar do Dia de Campo da Famato e Senar-MT basta fazer a inscrição nos sites das entidades realizadoras (www.famato.org.br ou www.senarmt.org.br) e clicar no banner do evento. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O evento também conta com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), da empresa Rural Centro e o patrocínio das empresas Premix, Sementes Lavroquímica e Champion.

Para mais informações ligue para (65) 3928-4471 ou envie um e-mail para eventos@famato.org.br.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink