CI

Sistemas agroflorestais são benéficos ao meio ambiente

"Nós mostramos que os sistemas agroflorestais desempenharam um papel eficaz"


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, indicou que a adoção de sistemas agroflorestais pode ter um papel muito importante na mitigação das mudanças climáticas. De acordo com eles, a agrossilvicultura, que combina árvores com a criação de gado, é especialmente popular nos países em desenvolvimento porque permite que pequenos agricultores, que têm pouca terra disponível, maximizem seus recursos. 

Os pesquisadores analisaram dados de 53 estudos publicados em todo o mundo que acompanharam as mudanças no carbono orgânico do solo após a conversão de terras florestais em cultivos e pastagens e pastagens em sistemas agroflorestais. Enquanto as florestas “sequestram” cerca de 25% mais carbono do que qualquer outro uso da terra, a agrossilvicultura, em média, armazena muito mais carbono do que a agricultura. 

A transição da agricultura para a agrossilvicultura aumentou significativamente carbono orgânico do solo em 34%, de acordo com Michael Jacobson, professor de recursos florestais do grupo da Faculdade de Estudos Agrícolas que conduziu o estudo. A conversão de pastagens em agrofloresta produziu um aumento de carbono orgânico no solo de cerca de 10%, em média. 

"Nós mostramos que os sistemas agroflorestais desempenharam um papel eficaz no sequestro de carbono global, envolvido em sequestro de carbono e o armazenamento de longo prazo do dióxido de carbono na atmosfera. O processo é crítico para mitigar ou adiar o aquecimento global", indica. 

No entanto, o pesquisador Andrea De Stefano disse que o estudo fornece uma base empírica para apoiar a expansão de sistemas agroflorestais como uma estratégia para reduzir a concentração de dióxido de carbono na atmosfera e mitigar a mudança climática. "A conversão de floresta para agroflorestal conduziu a perdas em carbono orgânico nas camadas superiores, ao passo que não há diferenças significativas quando nas camadas mais profundas", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.