CI

Sistemas de Irrigação das várzeas serão demonstrados

Tocantins possui cerca de 90 mil hectares de áreas irrigadas


O Tocantins possui cerca de 90 mil hectares de áreas irrigadas. Como forma de divulgar e despertar o interesse de investimentos neste setor, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – de 2013 está preparando para visitação, unidades demonstrativas de arroz e feijão caupi por inundação e subirrigação. A área de 2.400 metros quadrados já foi exposta nas edições anteriores com as tecnologias. A Feira será realizada de 7 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050.


As sementes para plantio das unidades foi disponibilizada pela empresa Bayer. Já a semeadura foi realizada por técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura e Pecuária e Unitins Agro. Para o assessor de Desenvolvimento Tecnológico da Seagro - Secretaria da Agricultura e Pecuária, Fernando Garcia, as vitrines tecnológicas são o meio mais prático de demonstrar o potencial que as culturas representam para o desenvolvimento do Estado. “E as unidades de várzeas dão aos visitantes a oportunidade de conhecer os sistemas e o potencial de produtividade que as várzeas representam”, completa.

De acordo com levantamento da Diretoria Geral de Irrigação e Drenagem, dos 90 mil hectares de áreas irrigadas, 45 mil estão no município de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia tem 30 mil, Pium tem sete mil, Dueré corresponde a cinco mil, Cristalândia a três mil e Pedro Afonso tem 500 hectares. Os principais produtos cultivados nestas áreas são: arroz, feijão, soja para semente, melancia, milho, cana-de-açúcar e frutas. Para 2013, a projeção é que ocorra um aumento de 20 mil hectares de áreas irrigadas em todo Estado.


Projetos
O Governo do Estado implantou o Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins, o maior e mais moderno projeto de irrigação em área contínua, com capacidade para gerar até cinco safras a cada dois anos, abrangendo 14 municípios do Vale do Araguaia. Em parceria com o Governo Federal, o Governo do Tocantins desenvolve projetos hidroagrícolas voltados para a fruticultura em quatro regiões do Estado: o Manuel Alves (Sudeste), São João (Central), Formoso do Araguaia (Sul) e Sampaio (Bico do Papagaio).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.