CI

Sistemas de Produção trazem novidades em abordagem sistêmica na Agricultura

Congressistas vem a Pelotas para discutir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da agropecuária local e global.


Congressistas vem a Pelotas para discutir alternativas sustentáveis para o desenvolvimento da agropecuária local e global. Especialistas internacionais terão participação destacada no evento, que conta com agenda paralela de visitas técnicas.

Inicia nesta quarta-feira (4), em Pelotas/ RS, o XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (CSBSP), no auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Realizado pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o evento conta com a participação de pesquisadores, técnicos, professores e estudantes, que submeteram mais de cem trabalhos científicos aprovados, que serão exibidos até o encerramento do congresso na sexta- feira (8).

Palestrantes convidados especialmente para o evento já chegaram para discutir a temática desta edição que trata A Abordagem sistêmica e sustentabilidade: produção agropecuária, consumo e saúde. O congresso é promovido pela Embrapa Clima Temperado em parceria com diversas instituições e universidades.
 
Mais de 100 trabalhos científicos
 
No congresso serão debatidos diversos temas, que abordam a Alimentação e a Agricultura Familiar, com apresentações orais e em posteres. A organização dividiu as apresentações em quatro temas: Fundamentos teórico-metodológicos da abordagem sistêmica aplicada à agricultura, segurança alimentar e agricultura familiar, processos de inovação camponesa e teias sócio-técnicas locais e abordagem sistêmica aplicada ao desenvolvimento rural sustentável. Os empregados da Embrapa Clima Temperado: Gilberto Bevilacqua, Eberson Eicholz, Joel Cardoso, Irajá Antunes e Rosângela Alves apresentarão trabalhos que envolvem seus respectivos estudos realizados na Unidade de pesquisas local.
 
Palestrantes da Espanha e da França
 
O evento contará com a participação de dois renomados pesquisadores. O professor de Economia Ecológica da Universidade de Vigo (Espanha),  Xavier Simón Fernández. Ele esteve durante a semana na Embrapa interagindo com a equipe de pesquisa e palestrou para o grupo sobre a Importância da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos Local. Xavier ressaltou o quão importante é a cadeia curta de comercialização, que são os mercados de proximidade ao possibilitar o desenvolvimento local.

O palestrante estará no Congresso e irá ministrar a palestra sobre Sustentabilidade e Cadeia Agroalimentar: a demanda do setor público como mecanismo de transformação dos sistemas agroalimentares locais e globais.  Marcel Mazoyer, professor emérito de Agricultura Comparada e de Desenvolvimento Agrícola do Instituto Nacional Agronômico Paris-Grignon (França), falará sobre Contribuições da Abordagem Sistêmica no Estudo da Agricultura e para o Desenvolvimento Rural dentro da Conferência sobre Abordagem Sistêmica e Segurança Alimentar.
 
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Sistemas de Produção, o analista Lírio Reichert da Embrapa, há uma expectativa de congregar 150 participantes e o evento oportunizar também interessados em se inscrever como participante-ouvinte. Quem quiser optar por essa modalidade pode realizar a inscrição no local do Congresso.
 
Programação conta com visitas técnicas
 
 No sábado (9) serão disponibilizadas aos congressistas duas visitas técnicas como alternativa para uma programação paralela ao evento. A Visita I será na Estação Experimental de Cascata da Embrapa e a Visita II será na propriedade agroecológica da Família Scheer, ambas no mesmo horário, das 8h às 14h, no valor de 30 reais, com almoço incluso. Para mais informações, é possível acessar a programação completa no site: http://www.sbsp.org.br/XIcongresso/.
 
Serviço
O que: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (CSBSP)
Quando: 6 a 08/07
Onde: auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.