CI

Sistemas de taxa variável aumenta precisão da irrigação

Os principais benefícios incluem menor consumo de energia, custos de manutenção de equipamentos e redução do excesso de água


Foto: Divulgação

Em Córdoba, na Argentina a área irrigada dobrou na última década, principalmente pela necessidade de aumentar e estabilizar a produção das principais safras de verão e inverno. Com o objetivo de gerar conhecimento para o uso consciente e eficiente da água nas principais culturas da região centro da referida província, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) trabalha desde 1996 em diferentes módulos de irrigação, aplicando diversas ferramentas. 

Este sistema, que já está em operação, permite regular as doses de água aplicadas por cada aspersor de forma específica, a partir de um mapa de prescrição gerado anteriormente. Desta forma, o produtor pode fornecer as quantidades precisas de água ou fertilizantes para cada área do campo e cada tipo de cultura que produz, para maximizar a produtividade com um uso eficiente dos recursos. 

Os principais benefícios incluem menor consumo de energia, custos de manutenção de equipamentos e redução do excesso de água, escoamento e lixiviação de nutrientes. Por esta razão, em áreas baixas ou alagadas, a necessidade de irrigação é reduzida ou eliminada. Além disso, vai economizar água (devido à possibilidade de desativar aspersores ou zonas individualmente) e custos de fertilização ou aplicação de produtos químicos. 

No lote é conduzido um sistema contínuo de semeadura direta onde são avaliadas as respostas na produtividade das diferentes cultivares, densidades, épocas de semeadura e rotações; junto com um sistema de monitoramento da água no solo e monitoramento da evolução do solo. Por sua vez, estratégias de fertilização balanceada são testadas, a fim de manter o balanço positivo de carbono. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.