CI

Sítio Modelo terá novidades na Agrifam 2010

Através de diversas parcerias, novas técnicas serão apresentadas durante Feira da Agricultura Familiar


Através de diversas parcerias, novas técnicas serão apresentadas durante Feira da Agricultura Familiar

O Sítio Modelo, um dos espaços mais cobiçados pelos pequenos agricultores na Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e Trabalho Rural, apresentará na edição de 2010 novidades em técnicas de cultivo e produtos voltados especificamente para implantação neste setor, que representa 10% do PIB nacional e produz 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Mantendo o objetivo de mostrar ao pequeno agricultor melhores condições de atuação na propriedade, o Sítio Modelo em 2010 contará com 11 parcerias, dentre instituições de pesquisa, universidades e empresas do setor agropecuário.

No Sítio Modelo, agricultor confere na prática novas tecnologias e implantações adequadas
 para propriedade

“Formalizamos parcerias com entidades e empresas que estão atualizadas com as necessidades do pequeno agricultor, para possibilitar melhores aplicações para toda a cadeia produtiva, em que o custo benefício seja o denominador”, informa Elias David de Souza, presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), entidade organizadora e realizadora da Agrifam. Cada parceria atuará em distintas áreas do Sítio Modelo, de forma a contemplar toda a estrutura de uma propriedade.

Atrações - A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) apresenta um pasto irrigado proposto pelo programa Cati Leite, em que a otimização do espaço e a qualidade do que é produzido são os diferenciais. A entidade também estará com uma estufa onde informa sobre sistemas de produção e infra-estrutura, além de comercializar mudas para diversas culturas. Dentro do sistema de oleaginosas, a Cati também atuará apresentando um trator movido a óleo vegetal e uma esmagadora de grãos. Outra ação da Cati será a montagem de um estande Casa da Agricultura que oferecendo atendimento de engenheiros agrônomos para o público.

Outra coordenadoria presente em 2010 é a do Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Além dos projetos tradicionais da entidade, este ano serão apresentados os programas Hortalimento e Consciência Alimentar, e a presença do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), que tem como missão atuar para melhorar a organização das cooperativas e associações de produtores rurais. Diógenes Kassaoka, diretor técnico do ICA, acredita no potencial do espaço Sítio Modelo para ampliar os conhecimentos dos participantes. “A Agrifam tem um público muito bom. É sem dúvida o melhor lugar para divulgar informações aos agricultores familiares”, aponta.
 
Público confere novidades em sementes, técnicas e produtos para aplicação nas propriedades rurais

UNESP - Tradicional parceira da Agrifam no Sítio Modelo, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp de Botucatu amplia sua atuação na edição 2010. Haverá uma estufa com os projetos de reflorestamento, reutilização de dejetos animais como fertilizante e um viveiro de plantas ornamentais. Um diferencial que chama a atenção do público são as implantações de baixo custo sustentável oferecidas pela FCA. Sucessos em 2009, que voltam a participar da Feira este ano, um sistema de irrigação por gotejamento e outro de aquecimento de água para ser implantado em superfícies de concreto serão explicados pelos alunos da Universidade. José Matheus Yalenti Perosa, vice-diretor do curso, aponta que é uma parceria em que todos ganham, sendo “uma vitrine” para os projetos da Faculdade. Pois os pequenos e médios produtores são “exatamente com esse público que a Agrifam e nós trabalhamos”, acrescentando que, “a Unesp tem foco na formação de recursos humanos, e há mais de 10 anos auxilia e implementa projetos nessas propriedades”. Imbuído da intenção de profissionalização do setor familiar por parte da Agrifam, Perosa afirma: “É um pessoal sedento por uma melhor produtividade, sem muito pra investir. Ou seja, um campo muito fértil para difusão de conhecimentos. Isto, mais a facilidade de acesso são diferenciais na Agrifam”.

Outra entidade educacional botucatuense que amplia as atrações do Sítio Modelo é a Faculdade de Tecnologia, que trará uma máquina de extração de biodiesel que pode se instalada em qualquer propriedade, sendo de prático manuseio por parte do agricultor. Júlio Cavalari, engenheiro agrônomo responsável Sítio Modelo, aponta a importância da apresentação deste sistema. “Com uma máquina prática como a criada pela Fatec, sua aplicação contribuirá tanto para a ampliação da atividade de uma propriedade voltada para o cultivo de oleaginosas, quanto oferece economia, pois o uso do biocombustível pode ser utilizado para mover os tratores”, explica.

Cadeia Leiteira – Quatro empresas do setor estarão apresentando suas técnicas e produtos durante a Agrifam 2010. A Irriga Bauru trará um sistema de irrigação por aspersão no pasto e por gotejamento, enquanto a Agrosolo oferecerá equipamentos e materiais para atuação em pastos. Completando a cadeia produtiva leiteira, a Reafrio demonstrará todo o procedimento para ordenha mecanizada, e a implantação de tanque de resfrio através de bomba de transferência. A empresa Cevatrans, que comercializa resíduo de cevada para alimento animal, instalará um silo e explicará o processo de armazenamento do produto para os visitantes.

Ciência – A tecnologia em favor do desenvolvimento da propriedade rural também está ampliada na Agrifam 2010. O Instituto Biosistemico (IBS), entidade do terceiro setor voltada ao desenvolvimento sócio-ambiental, estará com três laboratórios sobre rodas, realizando exames de resultado instantâneo para a o setor leiteiro (Vaca Móvel e Rufião), que visam a melhoria qualitativa, quantitativa e gestora da propriedade.

Empresas que viraram marca registrada da Agrifam também complementam o panorama de atrações do Sítio Modelo. O setor de caprinos e ovinos será representado pela Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), em que a demonstração e comercialização de raças. Já, o Alambique Santa Efigênia, instalará uma mini usina de álcool e cachaça que pode ser aplicada em qualquer propriedade rural.

A Feira – Com entrada e estacionamento gratuitos, a Agrifam acontece de 13 a 15 de agosto, das 8h às 17h, no km 322 da rodovia Marechal Rondon, no município de Agudos, próximo a Bauru, região central paulista. Para mais informações, acesse o novo site da Feira (www.agrifam.com.br), ou entre em contato via telefone: (14) 3261-1783 e 3261-4216.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.