CI

Situação da indústria argentina de biodiesel

Informativo do primeiro trimestre de 2009: mercados fracos, incremento de conflitos internacionais e proposta de solução para Argentina


A Argentina se estabeleceu em 2008 entre os cinco maiores produtores de biodiesel do mundo, e como um dos três maiores exportadores. A indústria argentina de biodiesel se encontra atualmente trabalhando na metade de sua capacidade produtiva.

Desde o último trimestre de 2008, a indústria mundial de biodiesel sofreu uma queda na demanda de bicombustíveis que seguem a linha da queda dos preços do petróleo e da economia global.

O país luta contra a União Européia por uma redefinição do grau de redução de gases de efeito estufa, conseguido através da utilização do biodiesel produzido à base de óleo de soja.

A Comissão Européia implementou um sistema de tarifas adicionais para uma série de empresas dos Estados Unidos exportadoras de biodiesel, que abre uma janela de oportunidades para a indústria argentina.

Nos últimos anos, a Argentina tem gasto quase 1 bilhão de dólares na importação de diesel, dinheiro que no futuro poderia ser investido no país se fossem capazes de suprir esse consumo com biodiesel de produção nacional. Isso ajudaria a fomentar uma indústria e gerar rendas adicionais e postos de trabalho no país.

Frente à situação exposta, a proposta da CADER foi a seguinte:

- Permitir que as empresas autorizadas a exportar biodiesel dediquem sua produção ao mercado interno durante o período de 18 meses.

- Adiantar o início do Cupo Nacional por seis meses para ajudar a industria exportadora de biodiesel .

- Criar um Fundo de Estabilização de Biodiesel (FEB), similar ao Cooper Stabilization Fund do Chile e o Palm Stabilization Fund, da Malasia, para facilitar o desenvolvimento da indústria de biodiesel para o Cupo Nacional.

Veja o informativo completo 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.