CI

Situação das lavouras em janeiro preocupa


O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de janeiro realizado pelo IBGE, referente à safra de 2005, mostra preocupação em relação ao clima. Nesta primeira estimativa, as variações observadas em comparação à safra anterior para os principais produtos investigados são as seguintes: algodão herbáceo em caroço (5,06%), arroz em casca (1,91%), feijão em grão 1ª safra (22,79%), feijão em grão 2ª safra (2,40%), mamona (10,29%), milho em grão 1ª safra (2,44%), soja em grão (28,30%) e sorgo em grão (1,01%).

As condições climáticas e de ordem fitossanitária são as maiores influências observadas no Rio Grande do Sul e Mato Grosso. No primeiro, por causa da falta de chuvas, ocorrida no início de dezembro/04, houve sérios prejuízos para os agricultores, sendo mais expressivos nas culturas do milho e feijão 1ª safra. No Mato Grosso, um dos principais produtores de grãos do país, sendo o primeiro em soja, há previsão de perdas na produtividade dessa cultura devido ao surgimento de vários focos da doença designada ferrugem asiática detectados em alguns pontos do estado. Nos próximos relatórios essas perdas serão mensuradas. Com exceção da Microrregião de Irecê (BA), que já foi importante pólo produtor de feijão, onde a falta de chuvas nos principais estágios de desenvolvimento da cultura ocasionou perdas relevantes na produção, nos demais estados produtores, onde a produção de grãos é mais significativa, a variável climática se apresenta dentro da normalidade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.