CI

Situação de emergência por seca é homologada em quatro cidades de Mato Grosso

Quatro municípios de Mato Grosso tiveram decretos de "Situação de Emergência" homologados pelo Governo diante a seca enfrentada entre 2015 e 2016.


Quatro municípios de Mato Grosso tiveram decretos de "Situação de Emergência" homologados pelo Governo de Mato Grosso diante a seca enfrentada entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016, o que motivou perdas de aproximadamente 80% da produtividade em algumas propriedades rurais, principalmente de milho. 

Tiveram decreto de "Situação de Emergência" homologados os municípios de Água Boa, Cláudia, Novo São Joaquim e Querência.

Os decretos, assinados pelo governador Pedro Taques, possuem vigência de 90 dias, podendo ser prorrogados para mais 90 dias, conforme consta no Diário Oficial do Estado, que circula nesta sexta-feira, 09 de setembro.

Em 2016, aproximadamente 20 municípios receberam a visita de equipes da Defesa Civil de Mato Grosso devido à situação nos municípios diante a ausência de chuvas, como o Agro Olhar já comentou.

A cultura do milho foi a mais castigada pela falta de chuvas no período de desenvolvimento da cultura. Foram colhidas em Mato Grosso em torno de 19,3 milhões de toneladas de milho, cerca de 7 milhões de toneladas a menos que as 26,1 milhões colhidas na safra 2014/2015.

A “seca” foi provocada pelo fenômeno climático “El Niño”. As projeções meteorológicas apontam para a safra 2016/2017 a influência do fenômeno “La Niña” com chuvas mais regulares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.