CI

Situação do dólar facilita exportação dos EUA 

As exportações de milho e soja dos EUA teriam menos apoio na competição com Brasil, Argentina e Ucrânia


Foto: Pixabay

As exportações agrícolas dos EUA estão estimadas pelo USDA em um recorde de US $ 157 bilhões este ano, ajudadas por um dólar mais fraco em relação a muitas moedas estrangeiras, informou o portal agriculture.com. O credor agrícola CoBank disse que o impacto será um tanto desigual, com carne e laticínios se beneficiando mais. 

Ele baseou suas projeções em uma comparação da participação de mercado dos EUA para as principais commodities e taxas de câmbio com as nações que competem com os Estados Unidos pelas vendas desses produtos. “Esperamos que as exportações de proteína animal dos EUA se beneficiem de uma tendência de dólar modestamente mais fraco em 2021”, disse  Dollar Divergence, um relatório do CoBank. 

A perspectiva de um euro e dólar australiano mais fortes “deve tornar as exportações de carne bovina e suína dos EUA os maiores beneficiários de um dólar mais fraco no próximo ano”. Da mesma forma, as exportações de lácteos devem se beneficiar da desvalorização do dólar em relação ao euro e ao dólar da Nova Zelândia, disse o CoBank. As exportações de amêndoas, nozes e outras castanhas também seriam auxiliadas pelo dólar mais fraco. 

As exportações de milho e soja dos EUA teriam menos apoio na competição com Brasil, Argentina e Ucrânia, que também têm moedas mais fracas. Pode não importar tanto, disse o relatório, porque “a China tem comprado agressivamente grãos dos EUA para ração enquanto reconstrói seu rebanho de suínos, alavancando sua moeda forte em relação ao dólar americano”. 

As exportações de algodão podem sofrer pressão devido à desvalorização do real no Brasil, maior concorrente dos Estados Unidos, “o que será um obstáculo para os Estados Unidos em mercados como China, Vietnã e Paquistão”. 

      

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.