CI

SLC vê tendência de alta para preço da soja com plantio menor nos EUA

As duas maiores economias do mundo estão às turras desde meados do ano passado


A tendência para os preços da soja no mercado internacional é altista, a despeito de um potencial acordo comercial entre Estados Unidos e China, dada a perspectiva de menor plantio por produtores norte-americanos em 2019, afirmou nesta quinta-feira o diretor-presidente da SLC Agrícola (SLCE3.SA), Aurélio Pavinato.

As duas maiores economias do mundo estão às turras desde meados do ano passado, quando Pequim taxou diversas importações dos EUA, incluindo a soja. Nos últimos meses, os países vêm trabalhando em um acordo para pôr fim à disputa, e as cotações da oleaginosa na Bolsa de Chicago Sc1 já refletem isso.

Atualmente, o valor da commodity na CBOT oscila perto de 9 dólares por bushel, cerca de 1 dólar acima do patamar de julho do ano passado, logo após a China taxar o produto dos EUA, embora ainda aquém dos 10,5 dólares por bushel registrados antes do acirramento da guerra comercial.

“Esse preço baixo da soja nos EUA está desestimulando o plantio nesta safra. O produtor vai plantar menos soja e mais milho, isso já se reflete no mercado. Ano que vem não será tão grande a oferta (de soja)”, afirmou Pavinato em teleconferência com analistas e investidores sobre os resultados financeiros da SLC, que produz commodities como soja, milho e algodão.

Os norte-americanos darão início à semeadura da temporada deste ano entre abril e maio e, segundo dados do Departamento de Agricultura do país (USDA), serão 85 milhões de hectares com a cultura, contra 89,2 milhões em 2018. [nL1N20G1HH]

Conforme Pavinato, as cotações futuras para a soja na Bolsa de Chicago mostram que o mercado já enxerga um corte de produção à frente. O contrato para novembro Sc6, que projeta a nova safra, está em 9,3 dólares por bushel, enquanto que o de julho de 2020 Sc10 sinaliza 9,6 dólares.

ACORDO
Apesar do que mostram as cotações futuras da soja, um acordo entre EUA e China seria determinante para o produtor brasileiro em um horizonte próximo, à medida que ele se encaminha para o final da colheita do ciclo vigente.

“Se não se chegar a um acordo (comercial), aí volta a taxação, volta a ter mais demanda pela soja brasileira. E aumenta o ‘basis’ do Brasil... Chegando-se a um acordo, vai ter oferta muito grande no curto prazo de soja americana. Com isso poderá acontecer uma mudança da soja em Chicago e ter pequena redução de preço”, disse Pavinato, ponderando que isso seria momentâneo, seguido por uma recuperação de valores em meio ao mencionado plantio menor.

Ele disse apostar em um acordo “ao menos na questão do agronegócio” entre as duas potências econômicas, o que daria sustentação também aos preços do algodão.

“A guerra comercial entre EUA e China cria insegurança no mercado global... Isso fez com que houvesse retração em toda indústria mundial. Isso provocou redução temporária de preço... Os fundamentos não eram para redução de preços, mas essa questão política provocou essa redução momentânea”, afirmou, destacando que o atual nível de preço na ICE, em torno de 75 centavos de dólar por libra-peso, é “adequado”.

Para Pavinato, a produção brasileira de algodão “é grande, mas não para alterar a dinâmica do mercado mundial”.

E no que diz respeito ao milho, uma vez que a China não é grande importadora, a disputa comercial acaba não afetando muito os preços, avaliou.

“Por isso que não estamos pessimistas com preços no próximo ano... Tanto para milho, quanto para soja, quanto para algodão.”

BALANÇO
A SLC Agrícola registrou lucro consolidado 75,5 por cento menor no quarto trimestre de 2018, embora no acumulado do ano o ganho tenha sido 10,1 por cento maior, informou a empresa em balanço na noite de quarta-feira.

Entre outubro e dezembro, a SLC Agrícola, cujo foco é principalmente produção de soja, milho e algodão, lucrou 33,46 milhões de reais, ante 136,63 milhões um ano antes.

Em todo o ano de 2018, o lucro bruto da companhia foi de 406,50 milhões de reais, acima dos 369,26 milhões em 2017.

A receita líquida da SLC cresceu 13,8 por cento no quarto trimestre, para 803,02 milhões de reais, e 13 por cento no ano, a 2,09 bilhões de reais, com o algodão em pluma respondendo por praticamente metade das vendas (1,08 bilhão), seguido pela soja (875,23 milhões).

Em seu balanço, a empresa disse que o quarto trimestre foi marcado pelo encerramento do plantio das culturas da soja e do algodão primeira safra. Na primeira quinzena de dezembro ocorreu o início da colheita das cultivares precoces de soja, ao que se sucedeu o plantio do algodão segunda safra, finalizado no final de janeiro e seguido pelo plantio do milho segunda safra.

“Até 28 de fevereiro já havíamos realizado 63 por cento da colheita da soja, com perspectiva de ultrapassarmos o projeto de 3.515 quilos por hectare estipulado para esta cultura. O milho segunda safra já se encontrava 92 por cento plantado”, destacou a companhia.

“As condições climáticas para o desenvolvimento das culturas do algodão primeira safra, algodão segunda safra e milho segunda safra têm sido favoráveis, o que, associado ao fato de que as áreas de segunda safra foram plantadas mais cedo, no comparativo com a safra anterior, nos deixa confiantes a respeito do alto potencial produtivo de ambas as culturas”, acrescentou a empresa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.