CI

Sob atuação de ciclone, chuvas podem superar os 120 mm

Pelo terceiro dia consecutivo, volumes serão expressivos na Região Sul


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A quarta-feira (04/05) será mais um dia marcado pela atuação do ciclone extratropical no sul do país. E durante a atuação do sistema, as chuvas volumosas persistem, com acumulados que podem supera a marca dos 120 mm ao longo das 24 horas. 

Além disso, a frente fria associada a este ciclone avança sobre a região sudeste e centro-oeste do Brasil, provocando um deslocamento no padrão de bloqueio atmosférico permitindo que as nuvens carregadas se formem nestas regiões. 

Já na faixa norte e nordeste do país, as instabilidades seguem com características típicas da época do ano, concentradas principalmente na faixa norte e litoral leste. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

As instabilidades tropicais e o corredor de umidade que atua na região, mantém o padrão de chuvas volumosas em praticamente todos os estados. São esperados volumes acima dos 30 mm sobre a grande região do Baixo Amazonas, norte do AP e na Ilha de Marajó. Além disso, as instabilidade ficam com uma boa distribuição entre RR, AM e AC. Contudo, sobre RO e sul do PA as chuvas fica mais esparsas e com fraca intensidade. Já sobre o TO, o cenário de estiagem persiste sobre grande parte do estado durante esta quarta-feira. 

Região Nordeste

As instabilidades típicas da época do ano persistem na região, principalmente no litoral do nordeste. Os sistemas que contribuem para essas chuvas são as perturbações de leste, que promovem as chuvas no leste do nordeste e o corredor de umidade na faixa norte da região. São esperadas chuvas volumosas sobre o norte do MA e norte do CE. Também pode chover desde o Recôncavo Baiano até o RN, mas com uma distribuição mais irregular.

Região Centro-Oeste

A atuação da frente fria mantém as condições para chuvas sobre a região. Contudo, essas chuvas avançam em relação ao dia anterior, levando as instabilidades para o norte do MS, sul do GO e alguns pontos do sul do MT. Além disso, há o avanço de uma massa de ar polar sobre a região, que vai derrubar as temperaturas, particularmente no sul e oeste do MS. Algumas localidades podem registrar o amanhecer com temperaturas abaixo dos 8°C e no período da tarde os termômetros ficam abaixo dos 25°C em toda a metade sul da região centro-oeste. Mas, no nordeste e norte do MT e norte do GO, o tempo segue seco e quente. 

Região Sudeste

O avanço de uma frente fria, vai promover as condições para chuvas sobre a região sudeste. As chuvas podem ser representativas sobre a região, visto que há pontos do oeste do estado de SP e triângulo Mineiro que enfrentam vários dias consecutivos sem chuvas. Além do avanço das chuvas, as temperaturas também terão uma diminuição, tanto no amanhecer quanto no período da tarde. Em relação aos volumes previstos, as chuvas mais volumosas se concentram no leste de SP e sul de MG. Porém, o tempo prevalece firme e quente na metade norte de MG e ES. 

Região Sul

O ciclone continuará atuando sobre a região, mantendo as condições para chuvas.  Pelo terceiro dia consecutivo SC terá chuvas volumosas, particularmente no sul do estado, onde as projeções indicam chuvas acima dos 120 mm nas 24 horas desta quarta-feira.  Além das chuvas, os ventos na costa da região podem ser intensos, devido à proximidade com o centro do sistema. As rajadas podem superar a marca dos 100 km/h. Contudo, os alertas de tempo adverso são restritos à SC nesta quarta, pois no noroeste do PR e sul do RS o tempo será firme ao longo do dia. As temperaturas apresentam pouca variação durante o dia, ficando abaixo dos 20°C no período da tarde na maior parte das regiões.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima



 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.