Sobe o total de algodão sustentável no Brasil
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,170 (1,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)

Imagem: Carlos Rudiney Mattoso

PLUMA SUSTENTÁVEL

Sobe o total de algodão sustentável no Brasil

País tem 1/3 de toda fibra licenciada por entidade referência
Por: -Eliza Maliszewski
290 acessos

O Brasil é líder mundial em produção de algodão sustentável e subiu mais um degrau na cadeia da pluma ecologicamente correta. Passou de 31%, em 2018, para 36% em 2019, sua participação no total de fibra chancelada pela Better Cotton Initiative (BCI), a ONG suíça responsável pela chancela.

Atualmente, 1/3 de toda a pluma BCI, que circula no mercado global, saiu de lavouras brasileiras. Em segundo lugar vem o Paquistão, com 16,1% do volume mundial, seguido da China, em terceiro lugar, com 15,9%. Os Estados Unidos, principal concorrente em exportações, está na sexta colocação, com pouco mais de 300 mil toneladas de pluma licenciada.

O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e pela BCI desde 2013 e o produtor adere de forma voluntária. Os critérios a serem cumpridos envolvem 224 itens na fase de verificação e mais 178 na finalização. São observados são: contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição de trabalho análogo a escravo ou em condições degradantes ou indignas, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança, saúde ocupacional, e meio ambiente do trabalho, desempenho ambiental e boas práticas agrícolas.

Com o crescimento da participação brasileira espera-se acesso a novos mercados. “Certamente esse será um grande diferencial para o algodão brasileiro em um momento tão desafiador quanto ao que o mundo está atravessando, principalmente no setor do algodão”, diz o presidente da Abrapa, Milton Garbugio.
 
* com informações da assessoria de imprensa

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink