CI

Sobressemeadura de forrageiras: técnicas para aumento da produtividade

Como fazer a sobressemeadura, a época mais adequada, as vantagens e benefícios, além dos custos


Como fazer a sobressemeadura, a época mais adequada, as vantagens e benefícios, além dos custos

O produtor rural pode amenizar as dificuldades da época de seca por meio de uma técnica simples: plantar forrageiras de clima temperado em áreas cultivadas com capins de clima tropical. A aveia e o azevém são alternativas viáveis em regiões em que o inverno é chuvoso ou em áreas com sistema de irrigação disponível. Trata-se de uma prática ainda pouco difundida, mas já utilizada pelos produtores do programa Balde Cheio nas propriedades leiteiras.

Para falar sobre este assunto, o Prosa Rural convidou a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP), Patrícia Anchão, e o pecuarista Ricardo Schiavinato, de Serra Negra (SP), que adota a tecnologia há cinco anos.

Segundo a pesquisadora, no inverno os capins tropicais possuem baixa produção, devido às baixas temperaturas e à pouca luminosidade. Em consequência, a produtividade animal também cai. Assim, o produtor precisa recorrer a alimentos concentrados e volumosos na dieta de bovinos, principalmente de leite. Estes alimentos, como a silagem e a cana-de-açúcar têm custo mais elevado do que o pasto. A sobressemeadura de forrageiras temperadas contribui para reduzir o uso de volumosos, já que a aveia e o azevém são forragens de alta qualidade.

Dessa forma, essa prática reduz os custos de produção. Além disso, diminui as áreas de plantio dos alimentos volumosos, pois a sobressemeadura utiliza o mesmo espaço do capim tropical. Essa é também uma vantagem ambiental, já que o produtor não precisa avançar sobre áreas preservadas com matas, nem usar defensivos ou herbicidas.

“A época ideal para a realização da sobressemeadura vai variar de acordo com a região. No Sudeste, nós indicamos a segunda quinzena de abril, quando as temperaturas começam a ficar mais baixas. É importante a sobressemeadura ser realizada nessa época para que o produtor possa usar o pasto por maior período de tempo”, destaca Patrícia. Segundo ela, trata-se de uma tecnologia simples e barata, com custos relacionados à aquisição das sementes de aveia e azevém e ao trabalho de distribuir a semente na área.

Saiba mais sobre este assunto ouvindo o Prosa Rural, o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Responsável: Larissa Morais
Email: [email protected]
Unidade: Embrapa Pecuária Sudeste
 
 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.