CI

Soja: associado Cocamar alcança 205,7 sacas por alqueire

Alta produtividade é resultado de investimento, semente de qualidade e acompanhamento técnico


Alta produtividade é resultado de investimento, semente de qualidade e acompanhamento técnico

Desde a década de 1970, o agropecuarista Ricardo Dolfini, de Maringá, investe e aposta na lavoura. No início, ele acreditou na cultura de soja, com o passar dos anos e com o aumento do rendimento, Dolfini agregou às suas atividades as culturas de milho e de trigo. As lavouras do produtor ficam no município de Floresta e, em Loanda, ele cria gado de corte.

Ricardo Dolfini conta com o apoio da família. Os filhos, Humberto e Ricardo Dolfini Filho, são parceiros de trabalho do pai. Essa ajuda, aliada a sementes de qualidade e clima favorável, trouxe bons resultados na última safra de soja. Nos 170 alqueires de terra, em Floresta, destinados ao plantio da oleaginosa, a família semeou cinco variedades. A soja que mais chamou a atenção e agradou os Dolfini foi a CD 250RR-STS.

“Minha produção com a semente da Coodetec foi ótima. Colhi 85 sacas por hectare (205,7 sacas/alq). Gostei muito dessa soja, tanto pelo potencial produtivo, quanto pelo ciclo”, declarou Ricardo Dolfini. De acordo com o produtor, a cultivar CD 250RR-STS possui sanidade e porte bom. Na próxima safra, ele pretende antecipar o plantio para garantir melhor resultado na safrinha de milho.

A lavoura dos Dolfini agora está coberta de milho. Entre os híbridos escolhidos, também tem semente CD. “A lavoura de CD 316 está muito bonita. Deve me trazer bons resultados também”, informou o pai. “No geral, as sementes da Coodetec são confiáveis. Contei com apoio técnico, da Cocamar e da Coodetec. Para a boa produtividade, o agricultor deve ter acompanhamento técnico, apostar em boas cultivares ou híbridos e investir em adubação. O clima também é um forte aliado, como na última safra”, descreveu.

Visão do técnico
Para o técnico agrícola da Cocamar de Floresta, Robson Fabro Arrias, a cultivar CD 250RR-STS é uma excelente opção para o produtor que procura precocidade e alta produtividade no mesmo produto. “Para a nossa região, foi excelente o resultado alcançado na propriedade do Dolfini. A cultivar plantada ao lado da CD 250RR-STS, também foi bem, com 150 sacas por alqueire”, relatou.

O técnico da Cocamar também destacou que Ricardo Dolfini é um excelente produtor. “Agricultor caprichoso, que segue as recomendações técnicas. Ele sabe que precisa investir para garantir o retorno e gosta das novidades.” Arrias recomenda as sementes CD. “A Coodetec sempre ofereceu boas opções para o produtor. Desde o lançamento da cultivar CD 215, as sementes CD são as mais vendidas na nossa região.”

CD 250RR

A cultivar superprecoce CD 250RR-STS é lançamento. Essa variedade possui alto potencial produtivo, excelente porte de plantas em semeadura antecipada, tipo de crescimento indeterminado e bom engalhamento. “Com essa cultivar, o produtor garante alto rendimento, mesmo utilizando apenas o recomendado. É uma soja que tem se apresentado bem em lavouras do Sul do Brasil”, comentou o representante técnico de vendas da Coodetec, Aurélio Prosdócimo.

As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.