CI

Soja: cultivar da Embrapa surpreende produtores

Média de produtividade da soja no Brasil na última safra foi de 50 sacos por hectare


A média de produtividade da soja no Brasil na última safra foi de 50 sacos por hectare (cerca de 3 mil kg), segundo a CONAB. Na produção de sementes os rendimentos tendem a ser maiores, mas a média de produtividade de 72 sc/ha na soja BRS 5601RR surpreendeu até mesmo os parceiros da Embrapa que multiplicam a cultivar em SC e no RS.

O produtor Paulo Vasconcellos, da Sementes Bonanza, RS, colheu 73 sc/ha em Lagoa Vermelha, RS. "Além do alto potencial de rendimento, a cultivar se encaixa no sistema de produção da região, permitindo o cultivo de inverno e de verão na melhor época", destaca o produtor.

O melhor rendimento, entre os mais de 20 multiplicadores licenciados pela Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Negócios de Passo Fundo, foi nas lavouras da Sementes Van Ass, em Panambi, RS, onde o rendimento da BRS 5601RR chegou a 86 sc/ha.

Em Marau, RS, os 60 hectares cultivados com BRS 5601RR pela Agromar Comércio e Insumos atingiram 79 sc/ha. De acordo com o engenheiro agrônomo Nivaldo Bortoluzzi, a cultivar da Embrapa alcançou rendimento superior entre os cinco materiais cultivados na produção de sementes. Semeada dias 01 e 02/11, a soja contou com clima favorável na última safra, com bom volume de chuva. Na BRS 5601RR o que mais chamou a atenção foi a arquitetura da planta, com porte baixo e grande número de vagens. "Vamos manter parte da semente para ampliar a área na próxima safra para 200 a 300 hectares com a cultivar BRS 5601RR", planeja Bortoluzzi.

Informações Gerais

O programa de melhoramento de soja na região fria do Brasil (especialmente PR e SC) é conduzido pela Embrapa Trigo, com sede em Passo Fundo, RS. A soja BRS 5601RR é resultado deste trabalho para atender a demanda dos produtores por cultivares capazes de somar características como ciclo precoce, alto potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado, estatura de planta baixa e sanidade.  

De acordo com os pesquisadores de soja Paulo Bertagnolli e Mércio Strieder, a nova cultivar tem rendimento de grãos superior ao de outras cultivares de ciclo similar hoje disponíveis aos sojicultores, com o diferencial de ter royalty menor. A BRS 5601RR está indicada para cultivo na Macrorregião Sojícola 1, especialmente nas regiões edafoclimáticas (REC) 103 (regiões de maior altitude do RS) e a parte mais fria da REC 102 na região Centro-Norte e Centro-Leste do RS, além de todo estado de SC e a região de maior altitude do PR e o sul de SP.

A comercialização de sementes está a cargo da Embrapa Produtos e Mercado escritório de Passo Fundo. De acordo com o gerente Francisco Tenório Falcão, para a próxima safra 2016/2017 estão licenciados 21 produtores de sementes para uma área de 792,5 hectares de BRS 5601RR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.