CI

Soja: estudo comprova influência da buva na produtividade

Perdas podem chegar a 59%


Trabalho elaborado pelos doutorandos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) verificou as perdas em produtividade causadas pela buva na soja. Juliano Bortoluzi Lorenzeti e Maikon Tiago Yamada Danilussi, juntamente com os Professores Alfredo Junior P. Albrecht e Leandro P. Albrecht fizeram três experimentos na safra 16/17 e mais três na safra 17/18, em áreas comerciais no município de Palotina (PR). As populações de buva foram implantadas 15 dias antes da semeadura e ao final do ciclo foi realizada a colheita e determinada a produtividade por tratamento. 

O trabalho mostra que a resistência ao herbicida glifosato permitiu o desenvolvimento da buva junto com a soja competindo por espaço, luz, água e nutrientes. Recentemente a resistência a outros herbicidas como clorimuron e, principalmente, paraquat, dificultaram o controle da planta daninha. Considerando que a dessecação pré-semeadura da soja é o principal momento de controle para plantas daninhas, a resistência ao herbicida paraquat reduziu drasticamente a eficiência de controle durante este manejo. As falhas neste manejo de controle permitem o desenvolvimento da buva durante o ciclo da soja e consequente redução da produtividade.

Este trabalho teve como objetivo verificar a redução de produtividade ocasionada por populações de Buva na soja. Conduziram-se seis experimentos durante duas safras, três experimentos na safra de 2016/17 e outros três em 2017/18 em áreas comerciais no município de Palotina-PR. As populações de buva foram implantadas 15 dias antes da semeadura da soja. Ao final do ciclo da soja foi realizada a colheita e determinada produtividade por tratamento.

Nos dois anos de estudo a soja cultivada sem a presença de plantas daninhas apresentou elevada produtividade, atingindo média de 4075 kg/ha ou 67,9 sacas/há. Quando a cultura da soja se desenvolveu sob interferência das plantas de buva a produtividade foi reduzida para uma produtividade de até 40 sacas/ha.

Com a presença de apenas uma planta da buva por metro quadrado a soja deixou de produzir 14% ou 9,4 sacas por hectare. Sob a interferência de 2 e 3 plantas de buvam houve redução da produtividade de 21% e 23%, perda de 14,3 e 15,5 sacas/há, respectivamente. A soja em desenvolvimento em presença de 4 e 6 plantas de buva por metro quadrado teve redução de 33% e 43% na produtividade, perda de 22,5 e 29,2 sacas/ha. Com 8 plantas/m-2 a buva gerou perda de 32,8 sc.ha-1, produtividade 48% inferior à produtividade da soja sem interferência da buva. A maior redução da produtividade ocorreu quando a soja se desenvolveu na presença da maior população de buva, de 10 plantas/m-2, a soja sob interferência dessas plantas daninhas teve produtividade de 1669 kg/ha causando 59% de redução em comparação com a produtividade da testemunha.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.