CI

Soja 12/13: Chuvas ‘seguram’ plantio

Cobertura atinge um terço e assegura safrinha


Na comparação com mesmo período ao ano passado, ritmo está inferior, mas cobertura atinge um terço e assegura safrinha

O plantio da safra 2012/13 de soja, em Mato Grosso, segue em ritmo inferior ao observado em igual período do ano passado. De acordo com analistas, a semeadura ainda não deslanchou porque as chuvas seguem irregulares e esparsas, não gerando condições seguras ao sojicultor. Na última semana, por exemplo, houve interrupções dos trabalhos em algumas regiões por falta de umidade no solo. Apesar das dificuldades, ainda não há relatos de replantio.


Mesmo tendo sido iniciado dez dias antes quando comparado à temporada anterior, o plantio está 7 pontos percentuais (p.p.) abaixo dos volumes registrados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Até a última quinta-feira, 32,8% da área estimada em 7,89 milhões de hectares (ha) estavam cobertos, ante 39,9% em igual período do ano passado. Apesar do atraso, a área semeada soma 2,58 milhões ha, volume que garante quase 100% da superfície que será destinada a segunda safra, que no caso de Mato Grosso, se volta quase que exclusivamente neste ciclo – em função de demanda e preços – ao milho. O Imea projeta uma área de milho em 2,91 milhões ha.

Como destaca o Instituto, praticamente, um terço da área está assegurado à safrinha. O analista de grãos, Cleber Noronha, explica que na comparação com a safra passada há atrasos, no entanto, na média histórica para o período, a semeadura segue em linha com anos anteriores, “e até adiantada”, exclama. Na safra 2010/11, 16% da área estava coberta. Em 2009/10, 36% e na 2008/09, 20%. “Essa aparente lentidão reflete o regime de chuvas, ainda não regularizados, condição de deve ser observada durante todo este mês”. Nesta série histórica, a área plantada avançou 38,3%, de 5,70 milhões ha para 7,89 milhões. O atraso, pode também ser influenciado pela evolução anual da área que nesta temporada supera em 11,6% os 7,07 milhões cultivados em 2011/12.


REGIÕES – A mais avançada é a médio norte, que concentra quase 40% da produção estadual – atingiu 43,5%, dos 3 milhões de ha estimados. Sorriso, município que detém a maior área destinada à soja no mundo, atingiu 55% de cobertura dos 633,40 mil ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.