CI

Soja 12/13: Na cadência das chuvas

MT: Menos de 140 mil hectares de soja estão semeados


Plantio da safra nova vai sendo ritmado pelas precipitações e chega às regiões mais tardias

Menos de 140 mil hectares da nova safra de soja, a temporada 2012/13, estão semeados em Mato Grosso, mas o volume vem representando um grande avanço na cultura do Estado que lidera a oferta nacional de grãos. O plantio, que neste ano teve início cerca de dez dias antes do observado na safra passada, já está sendo realizado em regiões que tradicionalmente cultivam a soja de forma mais tardia, como o centro sul e o sudeste do Estado. O suporte para antecipação tão esperada pelo sojicultor vem das chuvas que estão beneficiando ambos locais, ao contrário do ocorrido no ano passado. Até o final da semana passada, a única região - das sete consideradas pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) – que não havia dado o start da nova temporada era o nordeste, cuja área de mais de 1,2 milhão de hectares (ha) é a segunda maior do Estado, atrás apenas do médio norte, com pouco mais de 3 milhões de ha. Nesta porção do Estado, os trabalhos têm início a partir deste mês.


Com a chegada de outubro, como destaca o analista de grãos do Imea, Cleber Noronha, a expectativa é de que o plantio deslanche cadenciado pelo ritmo das chuvas, o que conforme as previsões, será intensificado a partir de agora. “A nova safra começou pelo oeste do Estado. Muita gente da região ainda segura a ânsia de entrar campo afora, mas, as chuvas já registradas não garantem um residual de umidade no solo – reserva hídrica - suficiente para segurar momentos de estiagem que são comuns no período. Existem muita vontade por parte do produtor, mas neste ano há mais cautela e análises, para não ser perder a lavoura”.

Dos 7,89 milhões de hectares que deverão ser cobertos até o início de novembro, 1,7% estão semeados com variedades de ciclo curto, as precoces, para garantir a realização de uma segunda safra assim que a oleaginosa for colhida a partir de meados de janeiro de 2013.


Como mostra o segundo informe do Imea sobre o plantio, divulgado na última sexta-feira, o centro-sul é a região mais adiantada com 2,5% da área semeada, seguido do oeste e médio norte com 2,3%, norte, 1,6%, noroeste, 1,5% e sudeste com 1,3%. Em relação ao mesmo período do ano passado, no dia 30, 1,3% de uma área total 12,9% menor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.