CI

Soja abre semana em queda nos EUA

Traders cautelosos em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (10.12) baixa de 7,00 pontos no contrato de Janeiro/19, fechando em US$ 9,0975 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,00 e 7,00 pontos.

O mercado norte-americano da soja abriu a semana com perdas nos principais contratos futuros, com traders mantendo uma postura mais cautelosa em relação às negociações comerciais entre Estados Unidos e China. “No domingo, o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, disse que Washington vai manter o prazo de 90 dias para fechar um possível acordo comercial com a China. Caso isso não ocorra, os EUA vão elevar de 10% para 25% as tarifas sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses”, observou a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a AgResource, o mercado inicia a semana tomado pelo desânimo especulativo frente a falta de notícias sólidas da suposta reconciliação comercial entre os Estados Unidos e China: “Além do mais, operadores da CBOT se preparam para uma nova atualização de estimativas do USDA, que será publicada [nesta terça]. Não há expectativas de fortes mudanças, com alguns agentes nos bastidores do Mercado hoje ressaltando a possibilidade do aumento das projeções de estimativa de exportação da soja estadunidense para 2019, baseado na possibilidade do fim da Guerra Comercial”. 

A ARC lembra que o USDA possui um caráter conservador, e que não deve revisar as estimativas dos Estados Unidos, sem uma confirmação concreta de um “acordo de paz” entre os países. “Fundos especulativos continuam empilhando mais posições no lado da venda para soja, trigo e milho”, concluem os analistas da ARC.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.