CI

Soja acelera alta nos EUA

Diante das condições do El Niño que persistem no Hemisfério Sul


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (17.01) alta de 13,25 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,0775 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 13,00 e 13,25 pontos.

Acelerou o ganho nos principais contratos futuros do mercado norte-americano da soja, diante das condições do El Niño que persistem no Hemisfério Sul. “As temperaturas estão muito quentes e o clima está seco em grande parte do Brasil, enquanto a metade norte da Argentina permanece muito úmida, causando danos às plantações. As previsões não parecem mudar tanto em fevereiro e os observadores notaram que as plantas têm tamanhos menores”, disse o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, não houve grande interesse de investidores na adição de contratos para as principais commodities agrícolas, finalizando o dia com um volume de contratos trocados bem abaixo da média sazonal: “Os fatores fundamentais que direcionam as cotações atualmente passam por um período de baixo risco de ‘incêndio especulativo’”. 

“A falta de informações sobre a retórica comercial dos EUA e China; as projeções climáticas no Brasil que não trazem uma ampla perda de produção à nível nacional; aliado com o afastamento temporário chinês das compras dos grãos mundiais, coloca um cenário de desinteresse generalizado pelo mercado. A principal novidade que poderia ‘reascender’ o lado especulador de Chicago seria uma novidade concreta – e inesperada – sobre a Guerra Comercial, entretanto não há nada programado num horizonte próximo, até o momento”, concluem os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.