CI

Soja aquecida mantém alta nos EUA

China segue comprando e demanda doméstica permanece em níveis elevados


Foto: Nadia Borges

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quinta-feira (16.07) uma alta de 7,25 pontos no contrato de Agosto/20, fechando em US$ 8,935 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com valorizações entre 7,50 e 8,25 pontos.

“As compras da China, geraram entusiasmo pela forte demanda externa. Após os negócios que se tornaram oficiais, exportadores privados notaram que o gigante asiático continuaria a comprar carregamentos de soja norte-americana. Enquanto isso, a demanda doméstica permanece em níveis elevados nos EUA. O sistema de relatórios obrigatórios do USDA anunciou duas vendas privadas de exportação esta manhã. China comprou 522.000 tons de soja, dividida em 25/75 de entrega de safra velha e nova”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, as cotações em Chicago ganharam uma “injeção” de otimismo hoje com a China se mostrando uma forte compradora do grão estadunidense: “Uma vez que o ritmo de exportações da oleaginosa brasileira já está em contração – o que é normal e sazonal – os chineses continuam se mostrando interessados na compra de proteínas baratas para reestabelecimento dos seus estoques estratégicos”.

“A China continua enfrentando problemas de produção doméstica de grãos e carne. A única solução para conter a demanda crescente no país em reaquecimento pós-pandemia é optar por importações agressivas. A ARC estima que a gigante asiática continuará sendo uma forte compradora neste segundo semestre”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.