CI

Soja avança no Brasil: CONFIRA

Semeadura do milho de verão da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil também “andou de forma muito satisfatória"


Foto: Marcel Oliveira

O plantio de soja no Brasil alcançou 24,4% da área estimada para a safra 2021/2022 na média nacional, apontou levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO. De acordo com os números apurados, os trabalhos de semeaduras apresentaram “bom avanço” na semana encerrada no último dia 15 de outubro, aumentando a área em 10,3 pontos percentuais em relação aos 14,1% da semana anterior.

Segundo o levantamento da DATAGRO, esse ritmo ficou acima dos 9,2% em igual momento de 2020 e dos 15,8% da média dos últimos cinco anos. Até o fechamento dessa análise, os trabalhos de semeadura tinham começado nos estados brasileiros de Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais.

“O quadro de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora favoreceu os trabalhos de cultivo, como também permitiu o bom desenvolvimento das lavouras já implantadas”, destaca Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

MILHO

A DATAGRO também indica que a semeadura do milho de verão da safra 2021/22 no Centro-Sul do Brasil “andou de forma muito satisfatória na semana encerrada em 15 de outubro, permanecendo bem acelerada em relação ao padrão normal”. De acordo com a consultoria, 56,6% da área total esperada para a região já está semeada, ante 41,1% na semana anterior. 

O avanço semanal foi de 15,5%, bem acima dos 5,7% em igual momento do ano passado e dos 7,8% da média dos últimos 5 anos. O fluxo também está superior aos 42,8% de 2020 e dos 43,6% da média normal. O sentimento inicial dos produtores para esta nova safra de verão no Brasil, diz a Consultoria, é bastante positivo, pela aceleração dos trabalhos em relação à média normal e também devido à manutenção de umidade adequada nos solos na maior parte da região de produção.

“Em alguns pontos da região Sul, observamos excesso de umidade, implicando na necessidade de algum replantio, mas nada preocupante até o momento”, analisa França Junior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.