CI

Soja Brasil encerra passagem por Mato Grosso com evento em Alto Garças

Em quatro semanas de trabalho, foram mais de 5 mil quilômetros rodados, 1.500 pessoas mobilizadas e 17 municípios visitados.


Em quatro semanas de trabalho, foram mais de 5 mil quilômetros rodados, 1.500 pessoas mobilizadas e 17 municípios visitados. O Projeto Soja Brasil conclui sua passagem por Mato Grosso nesta sexta-feira (07.10), em Alto Garças. O tema principal desta rodada é a Gestão de Propriedades Rurais, que envolveu discussões sobre sucessão familiar, indicadores e até novas tecnologias para incrementar a administração da empresa rural.

Realizado pela parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), a Aprosoja-Brasil, os Sindicatos Rurais e diversas outras empresas e entidades, o Soja Brasil é considerado uma das maiores expedições pelas lavouras de soja do Brasil. Nesta safra 2016/2017, a Caravana Soja Brasil começou os trabalhos por Mato Grosso. A Carrega Brasil passou por 16 municípios mato-grossenses. Além destes, o lançamento do plantio aconteceu em Sinop, somando 17 municípios visitados pelo projeto no estado.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado, destaca que o Soja Brasil mostrar para todo o país a importância de Mato Grosso como um dos maiores produtores de grãos do mundo. "O Soja Brasil é conhecimento, troca de informações e alinhamentos para a próxima safra. Este é um programa que, além de levar informações e conhecimento ao produtor, também abre espaço na mídia para discussões de assuntos, dificuldades e desafios de cada safra".

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, acrescenta que, além disso, os assuntos tratados no Soja Brasil este ano são extremamente importantes para os produtores. "É a hora certa para falar de gestão. Vamos insistir muito nesse assunto. A agricultura empresarial ainda tem algumas dificuldades de desenvolver todas as ferramentas de gestão. O SENAR-MT oferece diversos treinamentos nesta área".

ALTO GARÇAS – O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitenbach, aprovou a escolha dos temas gestão de propriedades rurais e sucessão familiar para a Caravana Soja Brasil. "Conhecimento é uma riqueza sem preço para o produtor rural. Estes assuntos precisam ser tratados com mais frequência para despertar nos produtores rurais a vontade de mudar. É preciso colocar tudo na ponta do lápis para evitar o prejuízo e o produtor ainda não tem essa cultura".

Assim como o presidente, a produtora rural Sinara Klasener, que tem uma área plantada de aproximadamente mil hectares, enfatiza a necessidade de tratar estes dois assuntos com mais frequência. Para ela, a palestra de sucessão familiar chamou a atenção para vários pontos que ainda não tinha analisado. "Me fez olhar esse assunto com outros olhos e mais cuidado".

Seo José Milton, como é mais conhecido, já anunciou que para 2017 quer realizar uma turma do programa especial do SENAR-MT de Sucessão Familiar em Alto Garças. "Essa palestra ajudou a despertar a curiosidade das pessoas e, agora, vai ficar mais fácil mobilizar os participantes. Como eu sempre digo, conhecimento e informação são muito importantes para o produtor rural".

O produtor rural e sucessor Luis Antonio Rodrigues conta que faz quatro anos que trabalha com o pai Valdenor José Rodrigues. "Depois de assistir a palestra de sucessão familiar ministrada durante a programação do Soja Brasil, senti a necessidade de procurar mais informações e conhecimento sobre o assunto".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.