Soja Brasil encerra passagem por Mato Grosso com evento em Alto Garças

Agronegócio

Soja Brasil encerra passagem por Mato Grosso com evento em Alto Garças

Em quatro semanas de trabalho, foram mais de 5 mil quilômetros rodados, 1.500 pessoas mobilizadas e 17 municípios visitados.
Por:
487 acessos

Em quatro semanas de trabalho, foram mais de 5 mil quilômetros rodados, 1.500 pessoas mobilizadas e 17 municípios visitados. O Projeto Soja Brasil conclui sua passagem por Mato Grosso nesta sexta-feira (07.10), em Alto Garças. O tema principal desta rodada é a Gestão de Propriedades Rurais, que envolveu discussões sobre sucessão familiar, indicadores e até novas tecnologias para incrementar a administração da empresa rural.

Realizado pela parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), a Aprosoja-Brasil, os Sindicatos Rurais e diversas outras empresas e entidades, o Soja Brasil é considerado uma das maiores expedições pelas lavouras de soja do Brasil. Nesta safra 2016/2017, a Caravana Soja Brasil começou os trabalhos por Mato Grosso. A Carrega Brasil passou por 16 municípios mato-grossenses. Além destes, o lançamento do plantio aconteceu em Sinop, somando 17 municípios visitados pelo projeto no estado.

O presidente do Sistema FAMATO/SENAR-MT, Rui Prado, destaca que o Soja Brasil mostrar para todo o país a importância de Mato Grosso como um dos maiores produtores de grãos do mundo. "O Soja Brasil é conhecimento, troca de informações e alinhamentos para a próxima safra. Este é um programa que, além de levar informações e conhecimento ao produtor, também abre espaço na mídia para discussões de assuntos, dificuldades e desafios de cada safra".

O superintendente do SENAR-MT, Otávio Celidonio, acrescenta que, além disso, os assuntos tratados no Soja Brasil este ano são extremamente importantes para os produtores. "É a hora certa para falar de gestão. Vamos insistir muito nesse assunto. A agricultura empresarial ainda tem algumas dificuldades de desenvolver todas as ferramentas de gestão. O SENAR-MT oferece diversos treinamentos nesta área".

ALTO GARÇAS – O presidente do Sindicato Rural de Alto Garças, José Milton Breitenbach, aprovou a escolha dos temas gestão de propriedades rurais e sucessão familiar para a Caravana Soja Brasil. "Conhecimento é uma riqueza sem preço para o produtor rural. Estes assuntos precisam ser tratados com mais frequência para despertar nos produtores rurais a vontade de mudar. É preciso colocar tudo na ponta do lápis para evitar o prejuízo e o produtor ainda não tem essa cultura".

Assim como o presidente, a produtora rural Sinara Klasener, que tem uma área plantada de aproximadamente mil hectares, enfatiza a necessidade de tratar estes dois assuntos com mais frequência. Para ela, a palestra de sucessão familiar chamou a atenção para vários pontos que ainda não tinha analisado. "Me fez olhar esse assunto com outros olhos e mais cuidado".

Seo José Milton, como é mais conhecido, já anunciou que para 2017 quer realizar uma turma do programa especial do SENAR-MT de Sucessão Familiar em Alto Garças. "Essa palestra ajudou a despertar a curiosidade das pessoas e, agora, vai ficar mais fácil mobilizar os participantes. Como eu sempre digo, conhecimento e informação são muito importantes para o produtor rural".

O produtor rural e sucessor Luis Antonio Rodrigues conta que faz quatro anos que trabalha com o pai Valdenor José Rodrigues. "Depois de assistir a palestra de sucessão familiar ministrada durante a programação do Soja Brasil, senti a necessidade de procurar mais informações e conhecimento sobre o assunto".

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink