CI

Soja brasileira em alta apenas nos portos

Spread entre o que pedem os vendedores e o que oferecem os compradores continua alto


A pesquisa diária do Cepea registrou alta de 0,48% no preço da soja praticado nos terminais portuários brasileiros, elevando o valor para R$ 96,03/saca e puxando a alta do mês de setembro para 3,68%. Mesmo assim, não houve grandes negociações especificamente nesta quarta-feira (19.09), informa a T&F Consultoria Agroeconômica. 

Já no interior os preços da soja no mercado físico caíram 0,34%, para R$ 88,95/saca, trazendo a alta dos preços em setembro para 3,57%. Na avaliação do analista da T&F Luiz Fernando Pacheco, isso ocorreu porque os subprodutos farelo e óleo de soja estão em queda ou estagnados em muitas praças e os fretes ficaram mais altos.

O especialista relata que foram negociadas cerca de 120 mil toneladas de soja spot entre Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Bahia nesta semana: “Evidentemente que este volume foi bem maior, se pudéssemos ter apurado os negócios no Goiás, Minas Gerais e região do ‘Matopiba’, mas já dá uma ideia do que tem girado ultimamente, principalmente na segunda e na terça (hoje foi fraco)”. 

Foram cerca de 60 mil toneladas no RS, 40 mil tons no MS e 20 mil tons na BA, pelo menos. No MT e no PR os negócios de soja foram travados, nesta semana, com pouca movimentação. Nesta quarta-feira, também, os negócios estiveram retraídos, porque, apesar da alta de 1,96% em Chicago e dos prêmios voltaram a subir mais 15 cents/bushel para março, houve queda do dólar de 0,43% e o spread entre o que pedem os vendedores e o que oferecem os compradores continua alto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.