Soja brasileira fatura com prêmio em alta

MERCADO FÍSICO

Soja brasileira fatura com prêmio em alta

“Mesmo assim, os produtores estão muito retraídos, porque o preço ainda não atingiu o valor desejado"
Por: -Leonardo Gottems
2213 acessos

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a segunda-feira (13.05) com preços médios da soja nos portos do Brasil subindo 0,75%, para R$ 75,14/saca, elevando a alta do mês de maio para 1,05%. No interior a alta foi de 0,45%, para R$ 69,69/saca, reduzindo as perdas de maio para 0,63%.

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, influenciaram na formação dos preços a mistura da queda de 0,83% nas cotações de Chicago e a alta de 0,88% do Dólar, o que turbinou os prêmios. “Eles subiram mais 15 cents para maio, 20 cents para junho, 10 cents para julho, 15 cents para março20 e 4 cents para abril20”, aponta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

“Mesmo assim, os produtores estão muito retraídos, porque o nível de preço ainda não atingiu o valor desejado. Só vende quem tem conta pra pagar e precisa fazer caixa. Ainda assim, muitos agricultores preferem vender o milho e segurar a soja”, comenta o especialista de mercado.

FUNDAMENTOS

O relatório semanal de acompanhamento das culturas, divulgado nesta segunda-feira pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), registrou que o plantio da soja nos EUA continua atrasado. Foram implantadas apenas 9% das lavouras previstas para esta safra, contra 32% no mesmo período do ano passado e 29% de média dos últimos cinco anos.

“Além disso, o presidente norte-americano Donald Trump ameaça criar uma agência agrícola de intervenção estatal para compensar o impacto de um novo bloqueio comercial chinês”, aponta a T&F.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink