CI

Soja brasileira segue descolada de Chicago

As cotações estão sendo direcionadas por variações cambiais e a qualidade do início da safra


A semana foi mais curta para o mercado brasileiro da soja em função da paralisação pelo Feriado de Proclamação da República na sexta-feira (15.11). Em relação à semana, explicam os analistas da ARC Mercosul, os preços da soja (e milho) continuaram descolados dos preços internacionais destas commodities.

De acordo com a ARC, no Brasil as cotações estão sendo direcionadas por variações cambiais e a qualidade do início da safra na América do Sul: “Por sinal, o plantio da soja brasileira 2019/20 segue em ritmo mediano. Até esta semana, 70,9% da oleaginosa já foi semeado à nível nacional, contra 82,6% em 2018 e 73,9% de média. No entanto, a variabilidade é evidente entre distintas regiões do país”. 

A consultoria aponta problemas de atrasos de plantio no Centro-Sul, bem como necessidade de replantio e má qualidade de germinação – que tem sido evidente com chuvas irregulares desde o início da safra. “No Mato Grosso, de forma geral, o começo desta temporada agrícola segue saudável. No MATOPIBA ainda há uma ‘salada’ de condições de desenvolvimento, entretanto a janela de plantio da região se estende até o fim do ano”, dizem os analistas.

A ARC lembra que o clima para os meses de dezembro e começo de janeiro que determinarão a capacidade total da safra no país, sendo o fator de maior atenção para o mercado: “Após semanas de instabilidade climática, com mapas de previsões apresentando baixos níveis de confirmação, o padrão climático definido para a segunda quinzena de novembro se mostra bem mais favorável e estável para o Centro- -Nordeste do Brasil. Nestes próximos 5 dias, chuvas generalizadas são previstas para todo o estado de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, oeste da Bahia, centro-sul do Piauí, Tocantins e Rondônia”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.