CI

Soja brasileira também cai no fechamento da semana

Todos os fatores que compõe o preço da soja no Brasil foram negativos


Todos os fatores que compõe o preço da soja no Brasil foram negativos no fechamento da semana: Chicago caiu 0,35% para a posição de novembro, o Dólar recuou 0,59% e os prêmios recuaram 8 cents/bushel em Rio Grande, 15 cents/bushel em Paranaguá e se mantiveram inalterados em Santos. Os dados são da T&F Consultoria Agroeconômica.

“No farelo, os prêmios ficaram inalterados em Rio Grande, mas caíram $1/ton curta em Paranaguá para outubro. No óleo, permaneceram inalterados em Rio Grande, mas recuaram $ 10/libra-peso em Paranaguá”, aponta o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco. 

Com isso os Indicadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) registraram queda de 0,47% nos preços de exportação nos portos brasileiros, para R$ 95,72/saca, reduzindo a alta mensal de setembro para 3,35%. No interior, o Indicador Cepea registrou queda de 0,41%, para R$ 89,55%, reduzindo a alta mensal de setembro para 4,27%. 

E o Índice de lucratividade da T&F registrou lucros para o agricultor entre 68,55% (PR-mais alto) a 36,31% (TO-a mais baixa). 

ESMAGADORAS

Ainda segundo o Cepea, a margem de lucro de indústrias esmagadoras brasileiras pode ficar negativa no último trimestre de 2018. No levantamento foram considerados preços FOB de soja, farelo e óleo registrados nesta semana para vencimento em outubro, novembro e dezembro. 

“Esse cenário se deve às significativas altas nos preços do grão e à consecutiva dificuldade de indústrias em repassar essa elevação aos derivados”, disseram pesquisadores do Cepea. Eles ponderaram, contudo, que muitas fábricas têm matéria-prima estocada adquirida a valores menores do que os atuais e que as exportações dos derivados seguem aquecidas. Entretanto, algumas processadoras “já mostram necessidade de comprar o grão para o curto e médio prazos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.