CI

Soja cai com decepção nas compras chinesas

Queda de 7,9% em relação às importações de 2017


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na segunda-feira (14.01) baixa de 6,75 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,035 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 6,25 e 8,50 pontos.

O mercado norte-americano da soja abriu a semana com perdas nos principais contratos futuros, exportações norte-americanas e compras chinesas menores pressionando as cotações. “As importações chinesas de soja em dezembro totalizaram 5,72 MT, com as importações do ano de 2018 fechando em 88,03 MT, de acordo com dados alfandegários. Isso significa uma queda de 7,9% em relação às importações de 2017”, aponta Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, a especulação continua sem um posicionamento fixo no mercado, neste começo de ano: “Usualmente, os fundamentos tomam as rédeas dos preços em um momento de intensa safra - agora na América do Sul – com os fatores climáticos direcionando com alta correlação os preços da soja, especialmente. No entanto, com todo o cenário político criado por Trump e seu conflito comercial com os chineses, fundos de gestão ativa ainda possuem o receio de adicionar contratos unilateralmente”. 

“Na mídia, o presidente dos EUA continua ressaltando a direção positiva que as conversas com o Governo chinês têm trazido. Entretanto, o mercado está saturado de falas e demanda dados concretos. Os pronunciamentos de Trump continuam perdendo crédito. No fim de 2018, o jornal Washington Post havia contado 6420 alegações falsas de Trump em seus 2 primeiros anos de Governo – isto é quase uma média de 30 ‘mentiras’ por dia”, concluem os analistas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.