CI

Soja cai com melhora no clima na Argentina

Movimento é resultado também de movimentação de correção técnica


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (31.01) baixa de 4,50 centavos de Dólar no contrato de Março/18 (referência para o Brasil), fechando em US$ 9,9575 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 4,25 e 4,75 pontos.

Após fortes altas, o mercado norte-americano da soja devolveu os ganhos e caiu nos principais contratos futuros. O movimento é resultado de movimentação de correção técnica de posições e foi influenciado pelas notícias de melhora no clima da Argentina.

De acordo com a Consultoria AgResource, o Mercado hoje se viu pressionado por atualizações climáticas do modelo Europeu de previsões, que traz a chegada de uma pequena rodada de chuvas sobre o Centro da Argentina no dia 15 de fevereiro. Além do mais, o movimento intenso de compras nas últimas duas semanas colocou um cenário técnico de “sobrecompras” na CBOT. 

“Nas análises grafistas, operadores especulativos necessitam de um ‘arrefecimento’ do movimento consecutivo de alta para continuar seguindo esta tendência. O Índice de Força Relativa (RSI, sigla em inglês), usado nas análises técnicas das cotações, bateu o patamar de 61,7% na sessão de ontem após um longo caminho de altas. Este índice não ultrapassava os 60% desde meados de outubro, quando o Mercado da soja operou em alta após o relatório do USDA altista com reduções de oferta norte-americana. Seguindo a linha de uma análise puramente técnica, este índice possui uma tendência de trazer um recuo dos preços, quando atingido o patamar acima dos 60%. Um rebote nos preços também pode ser observado quando o RSI fica abaixo dos 40%”, comenta a ARC. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.