CI

Soja cai com surpresa no estoque do USDA

Novo relatório do Departamento de Agricultura trouxe menor área plantada e estoques elevados


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (29.03) baixa de 5,25 pontos no contrato de Maio/19, fechando em US$ 8,8425 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 5,00 e 5,25 pontos.

Os principais contratos futuros fecharam a semana com perdas do mercado norte-americano da soja,  com menor área plantada e estoques elevadíssimos, de acordo com o novo relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). “O novo ajuste negativo para a soja manteve a oleaginosa no menor patamar em cinco meses. Os estoques do grão da soja são os maiores para a data em muitos anos”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a Consultoria AgResource, o relatório do USDA trouxe um “susto” ao mercado: “A maior surpresa ficou para o milho, com estoques em 1º/Março superando as expectativas do mercado (218,4 MT) e novo aumento na projeção de área cultivada, agora estimada em 37,57 milhões de hectares. Diante disso as cotações do cereal despencaram hoje, arrastando as demais commodities agrícolas. Os estoques americanos de soja (74,02 MT) estão em níveis recordes, superando em 29% o montante do mesmo período de 2018, impulsionando o movimento de baixa”. 

“Porém, a área estimada da soja-EUA deverá cair 5% neste ano, estimada em 34,24 milhões de hectares. O clima nos Estados Unidos vem apresentando limitações para o início da nova safra, porém seus efeitos só serão impactantes casos as condições de excesso de umidade se mantenham ao longo de abril e tragam complicações ao cultivo do milho, cultura cultivada mais precocemente no país”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.