CI

Soja cai forte sem negócios chineses

Bom avanço nas lavouras do Brasil e boas chuvas na metade sul da Argentina pressionam


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na terça-feira (26.02) baixa de 8,00 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,0375 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 7,50 e 8,00 pontos.

Os principais contratos futuros tiveram um dia de forte baixa no mercado norte-americano da soja, sem a confirmação de novos negócios com a China. “O bom avanço nas lavouras de soja no Brasil e boas chuvas registradas na metade sul da zona de produção de soja na Argentina esta semana pesam sobre o mercado complexo da soja”, ressalta o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Fernando Pacheco.

De acordo com a Consultoria AgResource, os futuros das principais commodities agrícolas aqui na CBOT foram pressionados para novas baixas: “Fundos de gestão ativa continuam no movimento de vendas, uma vez que a calmaria da Guerra Comercial gera uma extrema ansiedade. Uma reconciliação política entre os Estados Unidos e a China parece entrar em descrença pela especulação”.

“Além do mais, a suposta promessa chinesa de adicionar um total de US$ 30 bi em novas compras de produtos agrícolas estadunidenses neste ano, já tem sido questionada por especialistas asiáticos, que afirmam não haver a viabilidade técnica. Ao início do conflito comercial, a China, ainda com uma gigantesca necessidade de importação da soja, concentrou as novas compras para o produto brasileiro. Entretanto, desde o fim de 2018, a matriz de importações chinesas da oleaginosa tem sofrido com o racionamento da demanda, até uma resolução desta retórica política”, conclui a ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.