CI

Soja cai nos EUA com receios pela pandemia

Mercado agrícola ficou em ‘banho-maria’ diante das incertezas da crise sanitária do COVID-19


Foto: Nadia Borges

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago (CBOT) registrou na quarta-feira (25.03) baixa de 5,25 pontos no contrato de Maio/20, fechando em US$ 8,815 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT fecharam a sessão com movimentos mistos.

Os principais contratos futuros tiveram um dia de perdas no mercado norte-americano da soja, ajustando com baixos em posições mais próximas, “A China importou mais soja dos EUA nos dois primeiros meses de 2020 do que do Brasil no mesmo período, marcando a primeira vez que o saldo voltou para a América do Norte desde que as tensões comerciais EUA-China aumentaram em julho de 2018”, aponta a T&F Consultoria Agroeconômica.

De acordo com a ARC Mercosul, os fundos especulativos foram ativos negociadores de cereais em Chicago hoje: “A demanda mundial por trigo e milho está se concentrando no Estados Unidos, uma vez que os grãos para exportação estão com preços extremamente atrativos para embarque próximo. A ARC lembra que o Brasil não possui um grande excedente de milho para ser exportado nos próximos 2-3 meses, facilitando a competição para os estadunidenses. Apenas na manhã de hoje, foram vendidas 138 mil toneladas de milho norte-americano para destino ‘desconhecido’ (fontes da ARC afirmam que a China é a detentora da compra)”. 

“Por outro lado, todo o restante do mercado agrícola ficou em ‘banho-maria’ diante das incertezas da crise sanitária do COVID-19. Já no Brasil, o Real entrou em valorização nas expectativas de que pacotes de incentivos do Banco Central dos EUA possa amenizar os impactos econômicos do Coronavírus. Mas lembre-se, apesar de amortizar os prejuízos, as injeções de capital não se tornam uma solução duradoura sem o total extermínio da doença”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.