CI

Soja CD: alta produtividade e lavoura livre de nematoides

Mesmo em solo arenoso, cultivar CD 237RR gera produtividade surpreendente


Mesmo em solo arenoso, cultivar CD 237RR gera produtividade surpreendente

A produção de grãos no Brasil aumenta a cada ano e, para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o País deve avançar na consolidação de potencia agrícola nos próximos dez anos. Segundo estudo do governo, a produção de soja, por exemplo, subirá em cerca de 36% e a exportação em 39%. Essa projeção é reflexo do bom momento vivido pela cultura. Na última safra, os sojicultores alcançaram bons resultados. A adoção de sementes de qualidade e tecnologia adequada fez muitos produtores superarem as marcas registradas anteriormente.

Paranaenses como João Mattera Sobrinho, de Floraí, no Norte Central, não se arrependem das escolhas que fizeram na safra 2010/2011 e devem repetir a receita na próxima safra. “Escolhi a cultivar CD 237RR. Alcancei 172 sacas de soja por alqueire. Pra minha área, que é de terra mista, produziu muito. Invisto em tecnologia, correção, adubação e cobertura. Aposto na agricultura de precisão. Essa soma de fatores, aliada a qualidade da semente, me garantiu este bom resultado”, garantiu Sobrinho. O produtor destacou também que tem muito problema em sua área com nematoides e, com o plantio da soja CD 237RR, ficou livre do prejuízo. “Estou conseguindo competir com quem tem terra roxa. Há seis anos planto soja e sempre apostei nas sementes da Coodetec. Para quem tem problema com nematoides, não tem semente melhor que a CD 237RR.”

Segundo a fitopatologista da Coodetec, Tatiane Dalla Nora, existem cultivares de soja com resistência aos nematoides e outras que permitem livremente sua reprodução. “A incidência de nematoides pode causar sérios prejuízos ao agricultor, que vão desde a redução de porte, amarelecimento de plantas, até a redução drástica de produção”, argumentou. Ainda de acordo com a fitopatologista, as técnicas de controle dos nematoides devem ser combinadas, para reduzir de maneira econômica e eficaz os danos causados. “O produtor precisa conhecer qual espécie está presente em sua área e, a partir daí, estabelecer uma estratégia de manejo integrado para o controle. Neste caso, ele poderá utilizar uma cultivar resistente, rotação de culturas e até controle químico via tratamento de sementes.”

No caso da cultivar CD 237RR, entre suas características, está a resistência aos nematoides formadores de galhas e ao nematoide do cisto da soja Raça 3.

Região Noroeste

A cultivar de soja CD 237RR também gerou bons resultados na Fazenda Água do Índio/Porangatu, localizada entre os municípios paranaenses de Cianorte e Tuneiras do Oeste. No local, administrado pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), são cultivados 1,8 mil alqueires de soja. Entre 10 variedades escolhidas pelo grupo, a soja CD 237RR apresentou um dos melhores resultados. Foram 171,6 sacas por alqueire.

O gerente de negócios de grãos da CMNP, Nilo Sergio Richini, afirmou que a soja Coodetec é uma boa opção para quem procura uma variedade de plantio tardio. “Esta cultivar foi bem em nossa propriedade e vamos aumentar a área no próximo ano. Por ter sido cultivada em solo arenoso, apresentou excelente resultado. Eu recomendo, não só pela produtividade, mas também para quem busca soja com esse tipo de ciclo”, definiu.
Na região Noroeste, onde fica a Fazenda administrada pela CMNP, o ciclo médio da cultivar CD 237RR é de 135 dias.

“Sempre plantamos Coodetec. A Cooperativa está no caminho certo. Tem opção para vários tipos de produtores. Se eu tivesse que plantar só Coodetec, sei que eu seria atendido”, argumentou Richini.

As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.