CI

Soja/Cepea: Alta do dólar e recuo produtor impulsionam preços a recordes em 2016

Os preços da soja subiram com força no mercado brasileiro em 2016, atingindo recordes


Os preços da soja subiram com força no mercado brasileiro em 2016, atingindo recordes. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso veio da postura retraída de produtores, que negociaram grande parte da safra 2015/16 antecipadamente. Além disso, a demanda (interna e externa) aquecida, favorecida pela valorização do dólar frente ao Real, contribuiu para elevar as cotações.

O movimento de alta nos preços internos da oleaginosa vinha sendo verificado desde meados de 2015, quando o clima desfavorável prejudicou parte das lavouras. Em 2016, as reações foram mais intensas em junho e julho, refletindo também os embarques aquecidos. Como consequência do forte ritmo de embarque de soja, compradores brasileiros tiveram dificuldade em adquirir o grão para abastecer a demanda interna. Assim, algumas unidades paralisaram o processamento em setembro, devendo retomar as atividades apenas neste ano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.