CI

Soja/Cepea: Diferença entre preços de compra e venda diminui liquidez no br

As negociações de soja no mercado brasileiro seguem enfraquecidas


As negociações de soja no mercado brasileiro seguem enfraquecidas, agora influenciadas por estimativas indicando safra cheia na América do Sul, pela oferta ampla nos Estados Unidos e pela valorização do Real frente ao dólar. Ainda assim, as ofertas de vendas de produtores seguem acima da paridade de exportação, enquanto compradores ativos, atentos à possibilidade de safra nacional recorde, tentam adquirir a soja a valores menores. Como resultado, observa-se diferença de 4 a 5 reais/saca entre as ofertas de compra e de venda.

Do lado vendedor, conforme pesquisadores do Cepea, a retração está baseada em expectativas de dólar elevado em 2017, o que pode atrair compradores estrangeiros para o Brasil. Entre 2 e 9 de dezembro, o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega), no porto de Paranaguá (PR), caiu 0,6%, fechando a R$ 79,60/saca de 60 kg na sexta-feira, 9. A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, fechou a R$ 76,01/sc 60 kg na sexta, queda de 0,5% em sete dias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.