CI

Soja/Cepea: Vendedor e comprador retraídos reduzem liquidez e preço cai

A liquidez no mercado brasileiro de soja está enfraquecida


A liquidez no mercado brasileiro de soja está enfraquecida. Conforme pesquisadores do Cepea, vendedores não têm intenção de negociar o grão no atual patamar de preço. Sojicultores, por sua vez, seguem atentos ao cultivo da safra 2016/17, sem interesse em fixar preços para o produto desta nova temporada. Do lado da demanda, agentes de indústria e também exportadores não estão ativos nas compras.

Nesse cenário, os preços estão em queda, mas a valorização do dólar de 2,6% frente ao Real limitou o recuo nos valores em moeda nacional. Entre 28 outubro e 4 de novembro, o Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega), no porto de Paranaguá (PR), caiu 1,8%, fechando a R$ 76,49/saca de 60 kg na sexta-feira, 4. A média ponderada da soja no Paraná, refletida no Indicador CEPEA/ESALQ, fechou a R$ 73,34/saca 60 kg na sexta-feira, baixa de 1,4%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.