CI

Soja com leve alta em Chicago

Movimentos da CBOT continuarão comedidos até com que um novo fundamento agressivo aponte


O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quarta-feira (30.01) alta de 2,00 pontos no contrato de Março/19, fechando em US$ 9,21 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 2,00 e 2,25 pontos.

Os principais contratos futuros reverteram expectativas e registraram um dia de leves ganhos no mercado norte-americano da soja, com o reinício das reuniões dos Estados Unidos com a China. “A soja chinesa de Dalian caiu 0,5% nesta quarta-feira, depois de atingir o maior preço no mês passado desde o final de novembro na terça-feira”, aponta o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica. 

De acordo com a Consultoria AgResource, mesmo com as negociações restauradas entre os norte-americanos e chineses, as expectativas dos bastidores em Chicago ainda são reduzidas: “Toda esta retórica política entre Trump e Jinping já se completa quase um ano. A especulação demanda resultados concretos, e que se apenas conversas forem resultantes deste novo encontro, os movimentos da CBOT continuarão comedidos, até com que um novo fundamento agressivo aponte no radar do mercado”. 

“Este fundamento poderá ser uma quebra ainda mais agressiva da safra no Brasil, que ainda carece de confirmações, uma vez que o atual cenário é de estresse hídrico para grande parte da região sojicultora no país e as previsões dos próximos 15 dias não são animadoras. Boa parte da falta de interesse nas operações hoje aqui em Chicago poderá ser consequência do frio intenso que fez durante todo o dia, atingindo uma sensação térmica de -48°C (com temp. real em -28°C) no começo da manhã. Será que o frio congelou as operações?!”, concluem os analistas da ARC.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.