CI

Soja convencional não compensa, e produtor volta a plantar transgênica

Processadoras sinalizam que não vão pagar prêmio



Com sinais de que as processadoras não vão pagar prêmio pela soja convencional (como ocorreu nas duas últimas safras), os produtores do Centro-Oeste optam por voltar a plantar sementes geneticamente modificadas. O ágio para o grão não-transgênico chegou a atingir R$ 5 por saca de 60 quilos nos últimos meses, chegando a R$ 54 no Mato Grosso, de acordo com dados da consultoria FNP Informa divulgados em reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba (SP). 

 
A Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) chegou a afirmar que, na safra 2013/14, o estado do MT voltou a avançar no plantio de soja convencional pela primeira vez depois da adoção em larga escala da tecnologia transgênica nas lavouras brasileiras. Os grãos convencionais seriam 20% do total plantado, o que representaria um aumento de dois pontos percentuais em relação ao ciclo anterior.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), a área plantada com soja no estado chegou a 8,3 milhões de hectares na temporada 2013/14. 

“A Europa é a maior importadora global de soja convencional. Mas os principais compradores, sobretudo a Alemanha, estão mais flexíveis em relação à soja geneticamente modificada. Isso desestimulou o pagamento desse bônus”, disse Ricardo Tatesuzi de Sousa, diretor executivo da Abrange. “Podemos ter um novo retrocesso ou na melhor das hipóteses manter a área", admite. 


O diretor financeiro e administrativo da Famato, Nelson Picolli, afirma que cerca de 70% a 80% dos produtores do Centro-Oeste já compraram os insumos (defensivos, fertilizantes, sementes, etc) para a próxima safra. "A decisão de plantio já está praticamente tomada", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.