CI

Soja convencional rende mais no RS

A Fundação Pró-Sementes apresentou ontem, em Porto Alegre, o resultado do desempenho de cultivares de soja indicadas para o RS


A Fundação Pró-Sementes apresentou ontem, em Porto Alegre, o resultado do desempenho de cultivares de soja indicadas para o Rio Grande do Sul na safra 2008/2009. A avaliação de 40 grãos transgênicos e 20 convencionais em sete municípios apontou que os materiais sem alteração genética apresentaram produtividade média 9% superior. O executivo da fundação Rui Rosinha explica que a performance comprova que a transgenia tem sua maior eficiência na facilidade de manejo. O estudo também mostra o impacto da seca sobre a cultura, constatando que São Gabriel enfrenta condições de clima e solo desfavoráveis ao plantio. Em ensaios com variedades de ciclo precoce e semiprecoce, por exemplo, a produtividade ficou em 1.235 quilos por hectare. O trabalho aponta que a irrigação assegura diferencial. Em São Luiz Gonzaga, por exemplo, o sistema resultou em 6,5 mil quilos/ha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.