CI

Soja Coodetec resiste à seca e garante resultados únicos na região

CD 250RR STS rendeu mais de 60 sacas/ha no Oeste paranaense


Cultivar CD 250RR STS está entre as mais produtivas e, mesmo com a falta de chuva, rendeu mais de 60 sacas por hectare no Oeste paranaense

Uma amostra do que foi colhido na lavoura de Sandro Huf, de Corbélia/PR, está no Show Rural Coopavel 2012. O produtor, que possui terras em Cascavel/PR, plantou a cultivar CD 250RR STS e, além de manter a buva longe da plantação, colheu 62 sacas por hectare. “Esse resultado é excelente. Tivemos um longo período sem chuva e a maioria dos produtores da região colheu bem menos que isso”, informou Huf.

Sandro Huf é produtor de soja, milho e trigo. Por duas safras ele escolheu a cultivar CD 250RR STS, da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec, e se destacou na região. “Vou continuar com essa variedade. É uma soja precoce e eu já estou com o milho na lavoura. Também tenho a nova cultivar da Coodetec CD 2630RR STS em parte da minha área. Este material está com um visual bom e acredito que irá surpreender na produtividade”, declarou.

Além de plantas de soja da propriedade de Huf, a Coodetec demonstra o potencial produtivo da CD 250RR STS, através de amostras de outras lavouras do Paraná e Mato Grosso do Sul. O visitante encontrará parte da produção de Dorival Agulhon, de Juranda/PR, que produziu 64 sacas por hectare, e de Irineo da Costa Rodrigues, que produziu 55 sacas por hectare em sua propriedade, em Aral Moreira/MS. Conforme o supervisor regional de vendas, Martim Herpich, mesmo com o longo período de estiagem, a cultivar CD resistiu e rendeu bons resultados para quem a escolheu nesta safra.

Estande- A Coodetec apresenta no Show Rural Coopavel 2012 sete variedades de soja e oito híbridos de milho. Quem passa pelo estande da Cooperativa encontra opções para os diferentes ambientes do Sul do Brasil e Paraguai.

Novidades para sojicultores

Junto com o lançamento da cultivar de soja CD 2630RR STS, ainda está a soja CD 2585RR. O agricultor Osmar Maccari, de Vera Cruz do Oeste, está com esta cultivar em sua lavoura. “Tivemos chuva de granizo. Muitos produtores precisaram replantar a lavoura de soja e, na parte em que plantei a CD 2585RR, não precisei replantar, pois estava com uma boa população de plantas. Depois disso, tivemos um período de 40 dias sem chuva e, agora, já são mais 25 dias. Mesmo assim, o visual da plantação está bom. A expectativa de colheita também é boa”, explicou.

Osmar Maccari acompanha a Coodetec desde a época em que a Cooperativa era departamento de pesquisas da Ocepar. “Sempre plantei sementes CD e, aqui no Show Rural, descobri a versão transgênica das variedades CD 215 e CD 202. Já plantei no passado e tenho ótimas lembranças. Agora, com a nova tecnologia, pretendo plantar novamente. Vou dividir a área. Em uma parte a CD 215RR, pela precocidade, e em outra parte a CD 202RR pela produtividade. Estou otimista em relação aos novos materiais de soja CD.”

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.