Soja de MT no pódio pela 1ª vez

Agronegócio

Soja de MT no pódio pela 1ª vez

Produtividade média da última safra de soja, em Mato Grosso, foi de 49,79 sacas por hectare (sc/ha)
Por:
888 acessos

A produtividade média da última safra de soja, em Mato Grosso, foi de 49,79 sacas por hectare (sc/ha), segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Um produtor de Campos de Júlio (397 quilômetros ao noroeste de Cuiabá) alcançou 100,63 sacas/ha em um talhão de dois hectares e meio. Em outros 123 hectares, fazendo média chegou a 92 sc/ha. Com esse saldo, Elton Zanella, de um título inédito ao Estado que é o maior produtor nacional na produção de soja: campeão da região Centro-Oeste do Desafio Máxima Produtividade do Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb). A premiação está em sua oitava edição e é a primeira vez que Mato Grosso fica no pódio.

Entre as buscas por conhecimento e o resultado da premiação do Cesb, o produtor também pontua um dado fundamental: a rotação de culturas. “Me perguntam ao que se deve a produtividade que chegamos. E falo: solo. Invista no solo, não em adubação, mas na correção, no perfil de solo, na palhada, em rotacionar culturas. Sempre rotacionamos os talhões”.

Atualmente, a propriedade produz feijão, milho pipoca, milho branco, milho amarelo, soja e arroz. Além disso, há sistema integrado de braquiária com milho e de crotalária com milho. “Partimos da premissa de trabalhar com variedade e também conhecer o solo. Falo isso porque cada talhão tem suas especificidades, tipo de nematoides, graus diferentes de fertilidade e isso tudo precisa ser levado em conta. É possível pegar o solo que tiver e transformá-lo. Nosso solo é rico, basta acreditar”. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink